Pupilas dilatam mais de 40% quando a pessoa está apaixonada
Hormônios fazem o sistema nervoso prestarem mais atenção em quem se ama
As pupilas de uma pessoa dilatam mais de 40% quando está apaixonada e em contato com quem ama. Isso acontece porque os hormônios afetam diretamente a produção de dopamina, fazendo com que o sistema nervoso ative as pupilas para mais atenção e foco na pessoa amada. O organismo também produz a noradrenalina, neurotransmissor liberado pelo sistema nervoso simpático.
Quando o sistema nervoso simpático está ativado, as pupilas dilatam. Outras respostas corporais como a sudorese, taquicardia, inibição da secreção salivar e outros sinais também acontecem.
Nesse caso, podemos considerar o estresse como estado ocasionado pela percepção de algum estímulo que desencadeia excitação emocional e leva o organismo a desenvolver respostas fisiológicas. Sendo assim, quando estamos ao lado da pessoa pela qual nos apaixonamos, um estado de excitação é gerado.
A dilatação da pupila pode ser explicada pelo processo de atratividade e ativação do sistema nervoso autônomo. É um processo importante em aspectos físicos e sociais.
📷Reprodução
Deixe um comentário