Balanço Positivo na DWalk – Semana de Design do Vale do Paraíba
O conteúdo foi bem variado e gerou experiências aos visitantes e ideias para os profissionais do segmento
A DWalk 2024 foi realizada na primeira semana de outubro (2 a 5), no” Distrito do Design”, em São José dos Campos trouxe conteúdos inéditos entre exposições, talks e eventos. Este ano a curadoria foi da arquiteta e doutoranda Vinie Pedra que para esta edição desenvolveu o tema “Borogodó e Brasilidade”. As atrações atraíram tanto público geral quanto arquitetos e designers de várias cidades da Região, como: Caçapava, Guaratinguetá, Arujá, Jacareí entre outras. “O Distrito do Design” que abrange as avenidas São João, Rio Branco, Madre Paula, Anchieta, conta com lojas de grandes marcas do mercado da arquitetura e design.
Para esta edição participaram as lojas: Dalmóbile, Dimare,Probel e Móbile Top (Av. Rio Branco); Sleephouse, Ortobom, Boutique da Casa, Valeflex e Obra Fácil (Av. São João); Ekológica, Casa Dekora,
Florense, Simmons, Arantes Marmoraria, Pormade (Av. Madre Paula); Ekomall e Breton (Av. Anchieta)
“Foram dias intensos, cheios de conteúdo riquíssimo e muito networking. Os lojistas do Vale mostraram que tem muito borogodó. O importante foi que todos os lojistas acreditaram no movimento que é a DWalk, comentou a curadora Vinie Pedra.
De fato, o conteúdo foi bem variado e gerou experiências aos visitantes e ideias para os profissionais do segmento. As pessoas tiveram oportunidade de saber mais sobre o Food Design (na Florense) que traz o conceito da cadeia produtiva ao prato final com sustentabilidade e novos elementos que valorizam o reaproveitamento.
Em outro momento, trouxe possibilidades de que a arte e o designer brasileiro pudessem ser produto de exportação, um exemplo foi com Sandra Burle Marx que mostrou que suas roupas exclusivas são
comercializadas nos Estados Unidos e em Milão, na Itália.
E teve também a exibição do colorido e o feito a mão com toda brasilidade como por exemplo, as cadeiras da Dengô (na Arantes Marmoraria). O evento mostrou ainda, a originalidade e sofisticação de
uma mesa posta (na Mobiletop) assinadas pelos profissionais: Alexandre Harrisberger, Carol Guedes, Edilena Lara e Vivien Anselmo.
O subjetivo também foi discutido onde foi abordado o processo criativo dos profissionais. Uma tendência em alta, pós-pandemia, foi o bem-estar ligado ao morar bem, com os temas neuroarquitetura (na Pormade) e terapia do sono (na Probel) e técnicas de relaxamento (Sleephouse) para o debate na DWalk
Os bate papos trouxeram nomes de reconhecimento nacional e internacional como a designer do ano, Carol Gay (na Ekológika), o designer Rafa Preto, o arquiteto e designer Léo Shehtman (no Colinas Shopping), o designer Vitor Vasconcelos (na Breton), entre outros profissionais nas demais lojas participantes.
As exposições abertas ao público reuniram uma diversidade de temas. Na Dalmobile, o grupo “Mulheres Bordando Minas” apresentou o artesanato da cidade cafeeira de Pedralva. A Dimare fez a mostra de fotos com Ricardo Martins, que apresentou uma série de aventuras. A mostra de Mesa Posta com o tema: Brasilidade e Borogodó assinada pelos profissionais: Alexandre Harrisberger, Carol Guedes, Edilena Lara e Vivien Anselmo foi realizada na Mobiletop. A Boutique da Casa realizou a exposição de produtos Lattoog com objetos de arte com linhas harmônicas, ora orgânicas e sinuosas, ora geométricas e rascantes.
A Casa Dekora trouxe Fernanda Segolin, artista gráfica e muralista de São José dos Campos, com foco no estilo figurativo da pintura, especialmente retratando personagens caninos nas estampas de vestimentas. Na Florense uma exposição de roupas e echarpes com moda atemporal, com Sandra Burle Marx. Na Ekomall, uma Live Paiting, com as artistas Gislaine Eras e Natalí de Paula do Ateliê Duas com Arte, com a técnica de pintura em murais, telas e produtos no estilo botânico, floral e orgânico.
Durante a DWalk dois pontos importantes também foram anunciados aos participantes, um deles foi decreto da Câmara e da Prefeitura de São José dos Campos reconhecendo o Distrito do Design como uma região que concentra grandes marcas e consequentemente uma geradora de negócios.
E o segundo, o projeto do arquiteto Mestre Doutorando Marcelo Teixeira, que apresentou a “Marco do Distrito do Design”, que encantou a todos.
“Tudo isso foi possível porque a DWalk traz ações que dão mais visibilidade para o “Distrito do Design”. Com a presença de arquitetos, designers e empresários do setor, unimos um público especializado e qualificado e pessoas em busca de mais conteúdo. Exatamente o que precisamos para disseminar ainda mais o trabalho e as lojas do segmento”, finalizou Carmem Alvim, idealizadora e organizadora da Dwalk do Vale do Paraíba.
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