Almanaque Em Cantos tem noite de lançamento em Pindamonhangaba
Esta é a proposta do Almanaque Em Cantos, que convida os leitores a conhecerem a fundo os poderes de encantamento da tradição oral da região
Um mergulho pelos contos e vivências do Rio Bravo, Inavegável (significado da palavra “Paraíba”, em tupi) que corta o Vale do Paraíba. Esta é a proposta do Almanaque Em Cantos, que convida os leitores a conhecerem a fundo os poderes de encantamento da tradição oral da região. A publicação tem tiragem de 12.000 exemplares, com distribuição em diferentes cidades do Vale do Paraíba. A noite de lançamento em Pindamonhangaba acontece no Auditório do Palacete 10 de Julho no dia 27 de setembro às 19h30. Além da distribuição dos exemplares, os eventos contam também com um bate papo com o autor, traduzido em LIBRAS, sobre os causos, contos e a cultura do Vale do Paraíba.
Através de um formato cultural, lúdico e pedagógico, e com uso de linguagem acessível para variados públicos, o Almanaque Em Cantos traz novos e diferentes pontos de vista sobre a história e a cultura da região do Vale do Paraíba. A criação desta coletânea tem foco na tradição oral e em como se espelham hoje nos patrimônios naturais, históricos e monumentos paisagísticos que narram parte dessa oralidade. O intuito da publicação é construir pontes entre as vivências do povo que cerca este rio – e assim, mantém vivas memórias, costumes e crenças. Um povo que é a cara do Brasil, situado neste
ponto de tensão da modernidade: abrir as portas para o futuro – cada vez mais global e artificial – sem deixar de preservar sua identidade original, sem abrir mão da sua cultura local e tradicional.
“Contar essas histórias com responsabilidade e permitir que novas vozes possam ecoar por este Vale foram os princípios que nortearam nossa navegação. Entendemos a publicação deste almanaque como
instrumento de inclusão e como ferramenta educativa e pedagógica, como uma ação para a reflexão sobre a identidade do caipira, suas particularidades e sua importante contribuição histórica, por meio de novos e diferentes pontos de vista.”, conta Rafa Soares, autor do almanaque . “Este projeto é um convite para olhar para as águas do Paraíba e se ver refletido nelas.”, completa.
A pesquisa que baseia o Almanaque Em Cantos foi realizada especialmente em São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, onde foram coletadas imagens, informações, relatos, escritos, obras literárias e foram entrevistadas diversas personalidades importantes para a oralidade da região. Todas as seções do almanaque terão um QR code, que direciona o leitor à plataforma virtual onde está agrupado todo o material resultante da pesquisa e onde se poderá ampliar a experiência com acesso em áudio e texto às entrevistas, contos e outros materiais coletados, com tradução em LIBRAS.
SERVIÇO | Almanaque Em Cantos
Noite de lançamento na Sessão Solene da Academia Pindamonhangabense de Letras
Dia 27 de setembro, sexta-feira, às 19h30
Onde?
Auditório do Palacete 10 de Julho
Rua Dep. Claro César, 33
Pindamonhangaba – SP
Entrada gratuita
Redes sociais: https://www.instagram.com/_casarinho/
FICHA TÉCNICA
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de
Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Fabulário Produtora.
Rafa Soares – Autor, Editor e Coordenador de Produção
Bruna Ferreira – Produtora Executiva
Antônio Antunes – Assistente de Produção
Rachel Abdala – Revisora e Orientadora
Ângelo Rubim – Designer Gráfico
Alexandre de Morais – Ilustrador
Sara Elisiê – Coordenadora de Acessibilidade
Sinalize Produções Acessíveis – Acessibilidade em Libras
Revoada – Assessoria de Comunicação
Projeto realizado com apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário