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Free flow avança no Brasil e tags são os meios de pagamento mais recomendados; saiba por quê

De descontos em tarifas à praticidade no pagamento, os benefícios são diversos; dispositivos já ultrapassam os 12 milhões no país

Por Portal Aqui Vale

Desde o ano passado, os brasileiros vêm acompanhando a implantação de um sistema de cobrança por pórticos, que substituem as praças físicas e trazem uma cobrança por trecho, mais justa para os usuários, e sem a necessidade de redução de velocidade dos veículos. Conhecido como free flow, esse sistema está ganhando espaço no Brasil: atualmente, cinco rodovias já o utilizam, outras duas estão em fase de testes e novos trechos já preveem o uso para os próximos anos. Neste tipo de pedágio, o pagamento com tag é a opção mais conveniente e isenta os motoristas de preocupações futuras. Além das tags, os motoristas têm a opção de acessar os canais das concessionárias ao fim da viagem para fazer o pagamento, o que pode levar o motorista a esquecer e resultar no recebimento de multas.
 

As tags de pagamento automático têm se mostrado a opção mais recomendada para os motoristas. Além de oferecer praticidade e conveniência, as tags garantem que o pagamento seja realizado de forma automática e segura, sem a necessidade de uma ação proativa do motorista para fazer o pagamento da tarifa depois do trajeto percorrido. O conceito do free flow é dar mais fluidez ao trajeto dos motoristas, e as tags são a única maneira de o motorista ter a experiência do free flow na sua totalidade.
 

“As tags são essenciais para o avanço do free flow no Brasil. Seja em rodovias com praças convencionais ou que já contam com a tecnologia, elas se mostram como uma solução prática e eficiente ao setor e, principalmente, aos motoristas, reduzindo o tempo de viagem, oferecendo descontos em tarifas, diminuindo o gasto com combustíveis e proporcionando uma experiência de viagem mais segura, fluida e descomplicada”, afirma André Turquetto, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam) e diretor-geral da Veloe.
 

Atualmente, as tags concedem descontos automáticos de 5% por meio do Desconto Básico de Tarifa (DBT) em 27 rodovias federais e 58 estaduais, e descontos progressivos que podem superar os 90% em 24 praças federais e 55 pontos estaduais, por meio do Desconto de Usuário Frequente (DUF). No entanto, a associação está realizando neste momento um estudo em que revisa o desconto ideal para os dias atuais, que já mostra que poderia ser entre 20% e 30% para incentivar ainda mais motoristas a adotarem as tags. Além do pagamento do pedágio, as tags são aceitas em estabelecimentos como estacionamentos, drive-thrus, postos de combustíveis, entre outros.
 

Cenário de implantação do free flow pelo Brasil
 

Inspirado pelo sucesso do free flow em outras partes do mundo há algumas décadas, o Brasil adotou essa tecnologia com o objetivo de melhorar a mobilidade nas estradas, reduzir congestionamentos e diminuir a emissão de poluentes.

O avanço do free flow no Brasil é um passo importante rumo a um sistema de transporte mais moderno e eficiente. Com a previsão de expansão para diversas rodovias nos próximos anos, a expectativa é que essa tecnologia se torne cada vez mais comum, trazendo benefícios tanto para os motoristas quanto para a infraestrutura viária do país.
 

Confira abaixo onde o free flow é realidade e onde está previsto:
 

Em operação:

  • RJ: Rio-Santos (BR-101), pórticos instalados em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414);
  • RS: ERS-122, pórticos instalados em Farroupilha (Km 45,5), São Sebastião do Caí (Km 4,6), Antônio Prado (Km 108,2) e Ipê (Km 122);
  • RS: ERS-240, pórtico instalado em Capela Santa (Km 30,1);
  • RS: ERS-446, pórtico instalado em Carlos Barbosa (Km 6,5)
  • MG: MG-459, pórtico instalado em Monte Sião (Km 12,7)

Em testes/instalação:

  • SP: Rodovia Ayrton Senna (SP-070): projeto piloto, sem cobrança de tarifa, desde 2022.
  • RJ: Ponte Rio-Niterói (BR-116), no sentido Rio: os testes, iniciados em dezembro de 2023, devem durar dois anos.

Operações previstas:

  • SP: Rodovia Carlos Tonani (SP-333): início da operação prevista para 1 de agosto, em pórticos instalados em Itápolis (Km 179, no sentido leste em direção a Jaboticabal) e em Jaboticabal (Km 110, no sentido Oeste em direção a Itápolis)
  • SP: Tamoios (SP-099), início da operação prevista para 17 de novembro, em pórtico que será instalado no Km 13,5, entre Caraguatatuba e São Sebastião, litoral norte.
  • SP: Rodovia Presidente Dutra (BR-116), início da operação prevista para meados de 2025 em trecho na altura do município de Guarulhos.
  • SP: Rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326) e Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), com implementação gradual a partir de 2025;
  • SP: Rodoanel Norte de SP, a partir de 2026;
  • MG: Rodoanel de Belo Horizonte, a partir de 2026.
  • SP: Rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), Mogi-Dutra (SP-088) e Mogi-Bertioga (SP-098) que fazem parte do Lote Litoral Paulista e ligam o Alto Tietê ao Litoral Paulista. Leilão aconteceu em abril e concessão prevê 15 pórticos sem data de início de operação.
  • SP: Rota Sorocabana que compreende 460 quilômetros de rodovias, entre elas a SP-079 que liga região de Sorocaba à Régis Bittencourt. Leilão está previsto para outubro e concessão contará com o free flow.
  • SP: Lote Nova Raposo: O edital deve ser publicado em julho e o leilão está previsto para o fim deste ano e deve contemplar a adoção de pórticos do free flow.

Fonte: Levantamento Abepam

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