AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Agosto Dourado: pediatra fala da importância do aleitamento materno

Agosto Dourado: pediatra fala da importância do aleitamento materno

Médica explica sobre período de amamentação, dieta e por quanto tempo deve durar

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

O mês de agosto é dedicado a importância do aleitamento materno. Amamentar garante inúmeros benefícios para o bebê e também para a mãe. Mulheres que amamentam mais de um ano têm redução do risco de câncer de mama. Além disso, a amamentação confere à mulher maiores taxas de substâncias de prazer e de satisfação.

O Aqui Vale entrevistou a médica pediatra Dra. Juliana Máximo Coutinho para falar sobre os benefícios da amamentação.

Qual a importância da amamentação?

A amamentação vai além de um simples ato de nutrir; é uma conexão profunda que fortalece o vínculo entre mãe e filho. O leite materno é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê, pois oferece todos os nutrientes necessários.

Além disso, a amamentação confere à mulher maiores taxas de substâncias de prazer e satisfação como endorfinas, dopamina e ocitocina.

Quanto ao bebê é importantíssimo destacar que o leite materno é um imunizante natural, conferindo imunidade para diversas doenças e auxiliando no combate à outras. Ademais, vários estudos científicos comprovam a prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares (Infarto, AVC), Diabetes, Asma, doenças infecciosas intestinais e respiratórias, entre outras.

Durante a amamentação, qual a dieta mais recomendada?

Durante a amamentação, a dieta mais recomendada é aquela que garanta energia e nutrientes suficientes para a mãe e o bebê, evitando alimentos prejudiciais à saúde como embutidos, “fast foods”, refrigerantes, bebidas alcoólicas e drogas. Quanto mais frutas, verduras, legumes, cereais e carnes a mãe ingerir, mais rico em nutrientes será o leite.

Vale ressaltar a necessidade de hidratação intensa para garantir uma boa produção de leite e maior disposição materna. Lembre-se que 2 litros de água por dia é o mínimo para garantir uma produção satisfatória de leite.

Por quanto tempo deve-se amamentar a criança?

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o período de amamentação seja de 2 anos ou mais. Isso porque, os benefícios citados no início dessa matéria só foram comprovados por estudos científicos a partir do tempo mínimo de amamentação por 2 anos.

É preciso trocar de mama? Quanto tempo dura cada mamada?

A duração de cada mamada e quantas vezes devo trocar de mama depende da idade do bebê. O que não muda é a Amamentação em livre demanda, ou seja, o seu bebê mama no tempo dele, quantas vezes ele quiser/precisar. Aquela regrinha antiga de dar o peito de 3/3h não existe mais! Você saberá se seu bebê está satisfeito quando ele mamar de forma eficiente (boa pega e sucção) e ter boa diurese. Eu brinco com minhas pacientes assim: ” Se o bebê faz muito xixi e dorme profundo após as mamadas, é porque ele está mamando bem!” Outro parâmetro extremamente importante para avaliar a eficácia da amamentação é o ganho de peso, por isso a necessidade de consultas frequentes ao pediatra.

O que pode ser prejudicial à amamentação?

O aleitamento materno só é contra indicado em duas ocasiões: mulheres portadoras do vírus HIV e mulheres portadoras do vírus HTLV. Todas as outras doenças e comorbidades são compatíveis com a amamentação.
Concluo então ressaltando a importância do aleitamento materno e a necessidade de promovermos, cada vez mais, a conscientização dos inúmeros benefícios para a mãe e o bebê.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *