AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Caso Fox: tutor do Bull Terrier é condenado a 13 dias de prisão

Caso Fox: tutor do Bull Terrier é condenado a 13 dias de prisão

Fox morreu 16 dias após o ataque que arrancou seu nariz e causou complicações de saúde

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

A Justiça condenou Umberto Vieira Ghilarducci, o tutor do cão Bull Terrier que atacou o Spitz Alemão Fox em São José dos Campos, a 13 dias de prisão em regime aberto. Umberto também deverá pagar R$ 10 mil por dano moral. A decisão cabe recurso.

A sentença é do dia 25 de julho e condena Umberto Vieira Ghilarducci com base em um artigo da lei de Contravenções Penais, que pune a pessoa que “deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”.

Fox “Guerreiro”, como ficou conhecido, estava na garagem de casa por volta das 18h10, quando um cachorro da raça bull terrier o atacou e arrancou seu focinho no dia 09 de outubro. Segundo a tutora, o terrier foi usado para ferir Fox porque ele “latia muito”. O cachorrinho morreu no dia 25 de outubro de 2023.

Relembre o caso

O cachorro Fox, um splitz alemão, teve o focinho arrancado após sofrer um ataque de um bull terrier, no dia 9 de outubro, no bairro Jardim América, região sul de São José dos Campos.

De acordo com a tutora do splitz, Sofia Albuquerque, de 24 anos, um homem violento da vizinhança levou o bull terrier para morder Fox através do vão do portão. O motivo do ataque seria que o vizinho estava irritado com os latidos.

À época, a família fez um boletim de ocorrência com provas como fotos, vídeos e inúmeras evidências que comprovam o ataque.

Fox realizou diversas cirurgias para reparar os ferimentos no focinho e de acordo com os veterinários, o tratamento poderia chegar a mais de R$ 20 mil, e para arrecadar fundos a família de Fox realizou uma vaquinha online.

Prisão do tutor do Bull Terrier

Umberto Vieira Ghilarduccio, tutor do cão Bull Terrier que atacou o Spitz Alemão, foi preso no dia 14 de dezembro pelos policiais civis do 7º DP de São José com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.

O homem estava com um mandado de prisão expedido pelo TJSP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo). Ele estava foragido, mas foi encontrado e preso. Umberto recebeu liberdade provisória após decisão do Tribunal de Justiça.

Lei Fox

A Lei Fox institui regime fechado para quem utilizar animal como ameaça/arma e proíbe a posse de animais ferozes por condenados pela Maria da Penha. O projeto de Lei (PL 5225/2023) foi protocolado na Câmara dos Deputados pelos Deputados Federais Bruno Lima, Matheus Laiola, Fred Costa e Marcelo Queiroz.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *