AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Especialista diz que novo Enade das Licenciaturas é um avanço

Especialista diz que novo Enade das Licenciaturas é um avanço

Alexandre Nicolini mostra, no entanto, os desafios logísticos à sua execução

Por Portal Aqui Vale
Foto: Especialista diz que Enade das Licenciaturas estabeleceu uma reformulação significativa nos processos de avaliação dos cursos que formam professores. Foto: Daryan Dornelles

O especialista em gestão acadêmica e avaliação da aprendizagem no ensino superior Alexandre Nicolini fez uma análise nesta quinta-feira (25) do edital do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) voltado à avaliação dos cursos de formação docente, publicado no começo da semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU).
 

Segundo Alexandre Nicolini, o chamado Enade das Licenciaturas estabeleceu uma reformulação significativa nos processos de avaliação dos cursos que formam professores. É um avanço claro, mas há diversos desafios logísticos para sua implementação.
 

A partir de 2024, todos os cursos da área de educação serão avaliados anualmente, ao contrário dos demais cursos superiores, que continuarão a ser avaliados a cada três anos. O contingente de formandos avaliados crescerá em torno de 300 mil pessoas no próximo triênio só na área de pedagogia.
 

Uma nova Avaliação Prática vai verificar o impacto do estágio supervisionado de docência na formação. Esta ação inclui Orientadores de Estágio (vinculados a IES) e Supervisores de Estágio (vinculados à escola onde acontece o estágio), um pequeno exército que passará a coletar dados de todos os formandos anuais em licenciaturas para descobrir como acontece a formação na prática.
 

Já a Avaliação Teórica servirá para avaliar tanto a formação inicial da docência como a formação específica nas áreas indicadas no quadro abaixo. Ela adiciona 65% a mais de questões e as direciona para circunstâncias típicas da prática profissional, como situações-problema e estudos de caso.
 

Um novo perfil de formulação de questões será necessário, o que enseja a produção de novas Matrizes de Referência para as questões de formação geral docente e de formação específica. A área de abrangência do novo Enade quadruplicará, abordando muito mais especificidades do exercício profissional de cada carreira.

Haverá finalmente a comparabilidade de edições do Enade produzidas a partir de 2024, permitindo verificar a evolução da formação docente no Brasil. Os padrões mínimos de desempenho definirão bases sólidas para a supervisão de IES com baixo desempenho.
 

Todas estas novas ações que constam no Edital do Enade das Licenciaturas abrem a possibilidade de se compreender com mais acuracidade as lacunas e fragilidades na formação de professores. A partir das evidências coletadas, o MEC pode atuar com mais firmeza na supervisão das IES com baixo desempenho e avaliar o impacto das políticas públicas de formação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Sobre Alexandre Nicolini – Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de doutoramento na Paris IX, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Administrador de Empresas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Design Curricular e Avaliação de Aprendizagem, desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para IES que sintetizam sua experiência como pesquisador e orientador no stricto sensu e como gestor acadêmico, inclusive como reitor. Foi também avaliador ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e líder de pesquisa na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD).

Participa da construção das políticas públicas de avaliação do ensino superior desde 1996, tendo orientado com sucesso diversos clientes a alcançar os melhores resultados, além de fazer palestras inspiradoras e ministrar oficinas práticas para dirigentes, coordenadores, professores e estudantes em IES de todas as regiões do Brasil. Em sua atuação, publicou mais de 60 artigos científicos sobre o ensino superior, que geraram mais de 800 citações, cujas referências podem ser consultadas aqui. Seu artigo intitulado “Qual será o futuro das fábricas de administradores?” é um dos mais citados na área de Administração no país.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *