Prepare-se para o futuro: as hard e soft skills que vão fazer a diferença no ambiente corporativo
Estudo destaca as habilidades que serão mais procuradas nos próximos anos e que devem ganhar destaque no ambiente profissional até 2030
O mercado de trabalho segue evoluindo rapidamente devido, principalmente, à automação, inteligência artificial e a mudanças na economia global. Por isso, os profissionais do presente e do futuro precisarão desenvolver uma ampla gama de habilidades para se manterem competitivos. Segundo a pesquisa “Panorama das Carreiras 2030”, elaborada pela TOTVS em parceria com a H2R Insights e Trends, 51% dos especialistas de finanças acreditam que a análise de dados é a habilidade técnica principal a ser desenvolvida para os próximos cinco anos, e 49% destacam a inteligência emocional como a soft skill mais necessária.
“Conhecidas como hard skills, as habilidades técnicas trazem capacidades específicas para realizar tarefas, enquanto as soft skills, ou habilidades interpessoais, ajudam na comunicação eficaz, resolução de problemas e liderança. Quando o profissional consegue desenvolver e aprimorar ambas, é possível se sobressair no mercado e ter sucesso abrangente no ambiente de trabalho”, destaca Samyra Ramos, gerente de marketing da Higlobe, fintech de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.
Pensando nisso, a especialista compartilha as principais habilidades e tendências que vão se destacar até 2030. Confira:
Habilidades digitais avançadas
Com a rápida digitalização de todos os setores, ter habilidades avançadas em tecnologia, incluindo programação, análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, são primordiais para se manter competitivo e impulsionar a inovação. Esses conhecimentos são úteis em qualquer segmento do mercado de trabalho, e dominar tais habilidades pode ser decisivo para uma carreira em expansão.
Literacia de dados
A literacia de dados, ou alfabetização de dados, é a capacidade de coletar, ler, gerenciar, interpretar e argumentar por meio de dados. Ela se aplica a diversos setores e campos de atuação, impulsionando a tomada de decisões mais bem informadas e a eficácia das estratégias. Para dominar essa habilidade, é preciso conhecimento em estatísticas, que permitam a compreensão dos padrões e tendências, além de saber administrar ferramentas para inferir conclusões significativas.
Competência em tecnologias emergentes
Acompanhar tecnologias emergentes, como blockchain, realidade aumentada e Internet das Coisas (IoT) também tem sido uma habilidade relevante no mercado de trabalho. Essas ferramentas oferecem segurança em transações digitais, permitindo experiências imersivas e possibilitando o monitoramento e controle remoto de dispositivos físicos. Saber trabalhar com elas permite ao profissional pensar em estratégias inovadoras e disruptivas, destacando a adaptatividade do colaborador.
Inteligência emocional
Com a crescente automação e uso de ferramentas digitais, habilidades como empatia, comunicação e gestão de conflitos se tornarão ainda mais importantes para colaboração e liderança eficazes. Como a natureza dos trabalhos está passando por transformações, habilidades sociais se tornam a base para entender as necessidades dos colegas e clientes, transmitir ideias complexas, evoluir na carreira e manter relacionamentos sólidos.
Pensamento crítico e criatividade
Além de habilidades técnicas, a capacidade de pensar criticamente, questionar o status quo e gerar novas ideias será fundamental para a inovação e resolução de problemas complexos, que se tornam mais profundos com o tempo e as novas tecnologias. O mercado deve valorizar ainda mais as análises de informações, a identificação de falhas em processos e a busca por soluções mais eficazes.
Colaboração e trabalho em equipe
A capacidade de trabalhar em equipe com ambientes de trabalho globalizados e interconectados, seja presencialmente ou virtualmente, é um diferencial para os recrutadores. Adaptar-se a diferentes dinâmicas de grupo envolve colaboração, comunicação eficaz, habilidades de resolução de problemas e flexibilidade.
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