AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Confira os países que já foram banidos das Olimpíadas

Confira os países que já foram banidos das Olimpíadas

Rússia e Bielorrússia estão fora dos jogos de Paris 2024

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

Ao longo dos anos, alguns países já ficaram de fora das Olimpíadas por diversos motivos e há quatro dias do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Aqui Vale preparou um lista com esses países.

Em 2024, dois países ficaram de fora, a Rússia e a Bielorrússia, por conta da situação geopolítica que envolve a invasão da Ucrânia pela Rússia e o apoio que os bielorrussos têm fornecido aos russos.

Outros países banidos

  • África do Sul:
    A África do Sul foi banida dos Jogos Olímpicos entre os anos de 1948 a 1994 por conta do Apartheid, um regime de segregação racial implementado pelo Partido Nacional, de extrema-direita, que cultivava ideais supremacistas.
  • Afeganistão:
    Foi excluído das Olimpíadas durante o regime do Talibã em 2000, quando os homens foram obrigados a usar barba e as mulheres, proibidas de sair de casa sem a burca, frequentar escolas e trabalhar. Além disso, o cinema e televisão foram proibidos.
  • Alemanha:
    Ficou de fora em quatro ocasiões, 1920, 1924, 1936 e 1948 por participar da Primeira e Segunda Guerra Mundial e durante o período nazista. A Alemanha retornou aos Jogos apenas em 1952, em Helsinque.
  • Iugoslávia:
    Foi banida dos Jogos Olímpicos de 1992, realizados em Barcelona, devido às sanções impostas pelas Nações Unidas em resposta à Guerra dos Bálcãs, conflito pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano.

A decisão de quem participa ou não dos Jogos cabe ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e atualmente, participam da Olimpíada os 193 membros efetivos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *