Empresas devem investir em ativação de marca para alcançar públicos
Especialistas explicam conceito e possíveis aplicações para micro e pequenas empresas
Ativar uma marca no mercado sempre foi um desafio para empresas de todos os portes. É verdade que grandes festivais e eventos de larga escala são comumente associados a esse tipo de ação, mas pequenas e médias empresas também podem e devem investir em ativações de marca para alcançar e fidelizar seus públicos.
“Empresas de qualquer tamanho podem explorar diversas formas de ativação de marca, como eventos menores, parcerias locais, campanhas digitais interativas, promoções exclusivas e ações nas redes sociais. Essas estratégias, quando bem planejadas e executadas, permitem que mesmo negócios com orçamentos mais modestos obtenham resultados significativos em termos de engajamento e reconhecimento de marca”, comenta Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing.
O desafio é maior, naturalmente, para uma marca ainda desconhecida. Ou seja, para quem está iniciando um negócio, já que o público-alvo ainda não conhece seu produto, serviço e a personalidade da marca.
“Você realmente precisa ativar o interesse das pessoas, e iniciar o processo de conquista e fidelização. Porém, o termo ativação da marca vai além. Atualmente, trata-se de uma experiência, ou da interação física do seu produto ou serviço com o público. Sabe aquele momento que fica na memória, realmente inesquecível?”, exemplifica Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing.
Assim, seja em um festival ou em um estande de supermercado, a ativação tem de estar ligada a uma campanha ou evento específico – uma experiência isolada com o propósito singular de elevar a sua marca.
“Em suma as ativações são experiências e interações pontuais e presenciais para criar laços emocionais firmes e duradouros entre sua empresa e os consumidores. Então, quando for elaborar sua estratégia de marketing, ou contratar uma consultoria, certifique-se de que o plano para ativação de marca seja sólido e esteja alinhado com os objetivos e ideais do seu negócio”, diz Faccin.
Veja alguns exemplos comentados pelas especialistas da Jahe Marketing
Ativação de marca em grandes eventos | Grandes eventos, como festivais de música ou eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, se transformam em grandes vitrines para marcas. Principalmente, os patrocinadores. Mas existe a possibilidade do seu negócio não ter os recursos necessários para estar ao lado do logo da Fifa ou dos cinco aros olímpicos, certo?
“Mesmo assim, é possível tomar eventos como esses como inspiração, e criar uma mensagem para que os fãs de esportes se sintam tão valorizados quanto os atletas. A ideia é criar o sentimento de que tanto ele quanto seu negócio podem não estar na disputa real, mas se o consumidor tiver seu produto ou serviço, ele será tão vitorioso quanto”, comenta Inatomi
Exibição de produtos e amostras grátis | Colocar em sua estratégia de ativação de marca uma campanha com distribuição de amostras é uma das formas mais simples e efetivas para mostrar sua empresa. “Deixe as pessoas experimentarem um produto ou serviço gratuitamente. Se a amostra for aprovada, é mais provável que decidam gastar dinheiro com mais unidades, opções e afins. Só não vale ser invasivo em ambientes públicos. Escolha bem o local, um cenário que tenha a ver com seu negócio e com o público-alvo e invista em divulgação, principalmente por meio das redes sociais”.
Feiras e eventos de negócio | Após a pandemia, as feiras comerciais e eventos retomaram com força total e, para grandes e médias empresas, se tornaram parte indispensável dos calendários. Por isso, é interessante, caso tenha recursos, investir em um estande em um evento do setor do seu negócio ou apostar em parcerias com empresas estratégicas, como fornecedores, distribuidores entre outros, que estão acostumados a participar de feiras e aceitem ceder um espaço em seu estande para que você divulgue seu negócio para o mercado e para o público.
“Eventos e feiras proporcionam várias oportunidades para ativar a sua marca. Aproveite ao máximo a exposição pois é um ambiente perfeito para experimentar as técnicas de ativação da marca citadas anteriormente, como marketing de experiências e amostras de brindes”, finaliza Faccin.
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