AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Grupo DUA e Deo Lopes se apresentam em show gratuito na Feira do Ecomuseu, na zona leste de São José dos Campos 

Grupo DUA e Deo Lopes se apresentam em show gratuito na Feira do Ecomuseu, na zona leste de São José dos Campos 

Espetáculo no sábado (6), às 15h30, faz parte do projeto ‘Todas as Vozes: um ritmo musical para a terra’, que valoriza as raízes da música rural da região

Por Marilda Serrano

O Grupo Dua e o músico Deo Lopes são atração neste sábado (6 de julho) na Feira de Saberes e Fazeres do Ecomuseu, na praça Hisame Hayashi (Vista Verde), em São José dos Campos, com o espetáculo gratuito “Todas as vozes: um rito musical para a terra”, a partir das 15h30.

O Dua, formado pelas musicistas Bruna Prado (Brasil) e Maria Luana (Uruguai), convida Deo Lopes – um dos artistas mais atuantes na divulgação da música de raiz, em sua carreira solo e no Trem da Viração – para apresentação que faz parte da turnê que homenageia mestres e mestras da cultura regional.

O Dua fez shows em abril, maio e junho, nos quais teve como convidados Ana Maria Carvalho, Quinzinho Viola e o Jongo Mistura da Raça. Após o espetáculo deste sábado, o público poderá acompanhar o encerramento da turnê no dia 18 de julho (no Cine Teatro Benedito Alves, Centro), em São José, com a presença de todos os convidados.

O projeto

Realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de São José dos Campos, e apoio da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), “Todas as vozes: um rito musical para a terra” tece diálogos entre o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira e outras culturas musicais latino-americanas, como a das tonadas venezuelanas, zambas e chacareiras argentinas, cumbias colombianas e o folclore negro do Peru.

Nascido no distrito joseense de São Francisco Xavier, o Dua é formado por musicistas dedicadas à pesquisa do folclore latino-americano. Juntas, elas exploram as vocalidades presentes em diversos gêneros de canção de origem rural, suas estruturas rítmicas e o canto a duas vozes, em um formato com violão e percussão, com letras que priorizam a temática da terra, seus ciclos e os ritos que envolvem a relação entre a coletividade humana e os ciclos da natureza.

Repertório dos shows

Os shows destacam canções de Mirian Cris, Rialcim, Deo Lopes, Nilton Blau, Ana Maria Carvalho, Trem da Viração, Ari Pereira, Quinzinho Viola e Adriana Mudat, além de músicas em espanhol de Atahualpa
Yupanqui, Jorge Fandermole e Armando Tejada Gomez.

As apresentações em São José são gratuitas, com indicação livre e têm tradução em Libras. Todos os shows estão sendo registrados em fotos e vídeos, que servirão de material para um minidocumentário sobre a pesquisa e a turnê, que ficará disponível para acesso livre e gratuito em canal do YouTube e páginas do projeto.

SERVIÇO

Próximas apresentações do projeto “Todas as vozes: um rito musical para a terra” em São José dos Campos

– 6 de julho, às 15h30, com participação de Deo Lopes (Feira de Saberes e Fazeres do Ecomuseu – Rua Venezuela, Praça Hisame Hayashi, Vista Verde)

–  18 de julho, às 20h, com participação de Ana Maria Carvalho, Quinzinho Viola, Jongo Mistura da Raça e Deo Lopes (Cine Teatro Benedito Alves, Centro)

Confira mais detalhes na página do projeto no Instagram: @todasasvozes_dua

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *