AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Nutricionista tira dúvidas sobre o consumo de leite

Nutricionista tira dúvidas sobre o consumo de leite

Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse produto que é muito comum na mesa dos brasileiros

Por Portal Aqui Vale

No dia 1º de junho é celebrado o Dia Internacional do Leite. O produto é muito comum nas prateleiras dos supermercados e é muito consumido pelos brasileiros. Atualmente, tem surgido uma série de dúvidas envolvendo o leite, alergia e intolerâncias.

O Aqui Vale conversou com a nutricionista Larissa Rios que esclarece algumas dúvidas sobre o leite. Tire suas dúvidas abaixo:

  • Adultos não precisam tomar leite?

“Adultos podem consumir leite de vaca, ele assim como o de outros animais como cabras, ovelhas e camelos, tem sido uma fonte vital de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, especialmente em regiões onde outras fontes de nutrientes são escassas ou sazonais, respeitando assim a cultura alimentar do indivíduo”.

  • O leite desnatado é menos calórico e mais indicado para dietas?

“Sim, é mais interessante realizar a troca tanto por ser menos calórico quanto por reduzir o percentual de gordura do produto. Sendo mais interessante consumir os leites nas versões pasteurizados que são encontrados armazenados nas geladeiras ao invés das versões UHT encontrados em caixinhas ou garrafas nas prateleiras”.

  • O leite causa inflamação no corpo?

“O leite de vaca pode causar sintomas alérgicos com manifestações clínicas principalmente na faixa pediátrica, tendo prevalência de 2% a 3% em menores de 1 ano de vida. Sendo necessário a exclusão do leite ou qualquer produto contendo leite de vaca”.

  • Pode-se desenvolver alergia ao leite ao longo da vida?

“A alergia ao leite de vaca é muito mais comum em crianças, especialmente até o primeiro ano de vida. Adultos raramente têm APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). A intolerância à lactose pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais recorrente em adultos e idosos. A APLV pode trazer consequências mais graves do que a intolerância à lactose”.

  • Como ocorre a intolerância à lactose?

“A intolerância à lactose é causada pela falta da enzima lactase, que faz a digestão da lactose (açúcar do leite). Dentre os sintomas em crianças incluem diarreia e baixo ganho de peso, enquanto os sintomas em adultos incluem distensão abdominal e cólicas, diarreia, flatulência e náusea”.

  • Leite zero lactose é indicado em qual caso?

“O leite zero lactose é indicado para aqueles indivíduos com diagnóstico de intolerância a lactose, podendo se beneficiar algumas pessoas com queixas de distensão abdominal e cólicas sentindo melhora nos sintomas após a troca pelo zero lactose”.

  • O leite é essencial na prevenção contra a osteoporose e outras doenças?

“O consumo de leite na dieta humana tem sido um pilar fundamental ao longo da evolução, fornecendo uma fonte rica e diversificada de nutrientes essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde em todas as fases da vida. O leite é reconhecido por sua composição nutricional equilibrada, contendo proteínas de alto valor biológico, cálcio biodisponível, além de vitaminas e minerais importantes para o organismo. Sendo benéfico também o consumo de produtos derivados como iogurtes e queijos. São fontes interessantes para consumir dentro de uma rotina alimentar variada tendo benefício na prevenção da osteoporose e equilíbrio na microbiota intestinal”.

Foto: Reprodução

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *