Corte de árvore por engano gera revolta dos moradores do Jd. Esplanada
Prefeitura de São José dos Campos confirmou o erro
Moradores do bairro Jardim Esplanada, em São José dos Campos, apontam supressão indiscriminada de três árvores na mesma rua. Uma delas foi cortada por engano.
Segundo o laudo da Prefeitura, havia um pedido de corte da árvore de espécie Munguba, na Rua Carlos Chagas, na divisa com o nº 194. Foi realizada uma avaliação fitossanitária (documento obrigatório para atestar a condição de sanidade de vegetais) e verificou-se que a árvore não estava com a estrutura comprometida, sem sinais de poda, porém com danos na calçada do imóvel.
O que revoltou os moradores foi que a empresa que presta serviço para a Prefeitura suprimiu duas outras árvores, que segundo ele, uma foi por engano. Chegaram a comentar que o próprio funcionário que realizava o corte disse ter cometido o erro. A árvore cortada foi uma Sibipiruna, nativa do Brasil.
“Atenção para um possível crime ambiental. Eles trucidaram a sibipiruna, que é nativa do Brasil”, disse um dos moradores em um grupo do WhatsApp.
De acordo com os residentes, o primeiro corte da 1°árvore ocorreu no dia 04/05. A 2° árvore, no dia 07/05 e a 3° árvore suprimida, que seria a certa do laudo, foi no dia 14/05.
O Aqui Vale procurou a Prefeitura que disse em nota:
“A Prefeitura de São José dos Campos informa que já foi cortada a árvore que estava danificando a calçada, a Munguba.
Houve um erro da empresa terceirizada, que já foi advertida para plantar uma nova árvore no local, mais adequada e outras 3 a pedido do morador. Além disso a empresa fará compensação ambiental”.
gostaria de detalhes da compensação ambiental.
quantas, onde…..