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Bares e Restaurantes têm dificuldades na hora de contratar colaborares

Chef e consultora gastronômica, Mônica Mallet, dá dicas para melhorar a qualificação do time de funcionários

Por Portal Aqui Vale

Pesquisa realizada com 2.586 mil empresários do setor de bares e restaurantes de todo o país pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou a dificuldade do setor em contratar profissionais mais especializados, como sushiman, pizzaiolo e churrasqueiro. Eles são os mais procurados e têm maior remuneração.

O estudo também indicou que 35% dos empresários pretendiam contratar funcionários até o fim deste ano, mas se queixaram de falta de capacitação dos profissionais.

Para a chef e consultora gastronômica, Mônica Mallet, a maioria dos candidatos está buscando o primeiro emprego, de menor qualificação. “As vagas mais disponíveis são para auxiliar de cozinha e auxiliar de atendimento. Mas essas vagas, os bares e restaurantes conseguem [preencher], porque o setor tem um perfil de treinar essas pessoas. Elas começam como auxiliares de cozinha e, depois, vão crescendo”, indicou.

Na ponta oposta, a dificuldade maior é achar pessoal especializado e treinado, principalmente chefe de cozinha, sushiman e gerente, empregos que exigem mais qualificação, explicou Mallet.

Ainda de acordo com a pesquisa, em uma escala de zero a cinco, a dificuldade para contratar um gerente, por exemplo, é de 4,40. A dificuldade em contratar alguém para a vaga de garçom é de 3,66, na mesma escala de zero a cinco.

Por isso, é fundamental investir em qualificações e treinamentos para os colaboradores de bares e restaurantes. Veja, a seguir, algumas dicas que a consultora Mônica Mallet separou com estratégias e tipos de treinamentos.

  1. Faça um diagnóstico da equipe:
    O primeiro passo para começar um treinamento de equipe é ter em mente as necessidades do público-alvo e do seu negócio. Seu restaurante tem um estilo mais elegante ou casual? Qual o perfil dos clientes? Com isso, vai ser mais fácil alinhar suas expectativas com a equipe. Feito isso, está na hora de analisar o perfil dos seus colaboradores. A partir daí, defina quais seus pontos fortes e quais habilidades precisam de mais atenção. Na maioria das vezes, é muito mais fácil capacitar quem já está com você do que encontrar novas pessoas. Mas para isso, você precisa saber quem é quem.
  2. Ofereça cursos e treinamento em equipe
    A capacitação e o treinamento de pessoas começam dentro do restaurante. No entanto, além do desenvolvimento e treinamento nos processos internos, também é necessário buscar conhecimento fora da organização. Incentivar a qualificação é um caminho para melhorar a produtividade e aumentar a o engajamento, já que vai demonstrar que você se importa com a carreira e com o bem-estar do seu time. Portanto, ofereça cursos e treinamentos e incentive o esforço daqueles que buscam se qualificar por conta própria. Isso vai melhorar muito seus resultados.
  3. Incentive sua equipe para dar o melhor
    Estudar e se capacitar é primordial, mas é necessário também colocar os novos conhecimentos em prática. Por isso, incentive sua equipe para obter o melhor desempenho. Existem diversas formar de motivar a equipe, como viagens, bonificações em dinheiro, passeios, a oferta de benefícios, ingressos para eventos ou quaisquer outros itens que sejam do interesse dos colaboradores.
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