AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » 5 comidas típicas da região para saborear

5 comidas típicas da região para saborear

Entre as comidas, destacam-se as tradicionais como o bolinho caipira e o pinhão

Por Portal Aqui Vale

O Vale do Paraíba é conhecido não só por suas belezas naturais e potencial tecnológico, mas também por uma gastronomia cheia de diversidade, com iguarias que evocam memórias afetivas e a tradição do seu povo.

Entre as comidas típicas, destacam-se as mais tradicionais, como o bolinho caipira e o pinhão, e outras, não tão convencionais assim, como a farofa de içá.

A culinária do Vale é apaixonante e diversificada, possibilitando a todos que por aqui passam, sabores e aromas de todas as cidades da região.

Por isso, o Aqui Vale separou algumas comidas típicas valeparaibanas para você saborear e aprimorar o seu paladar.

Foto: Reprodução

Farofa de Içá:
Essa iguaria é típica em várias cidades do Vale Histórico, mas principalmente na cidade de Silveiras, onde os moradores até se mobilizam para caçar o inseto. A farofa é feita com a formiga içá, farinha de mandioca e banha de porco ou óleo.

Foto: Reprodução

Pinhão:
O pinhão é a sensação das estações mais frias e um queridinho da população da Serra da Mantiqueira, onde as Araucárias embelezam as cidades. Em Santo Antônio do Pinhal, é realizado todos anos, um festival exclusivo para essa iguaria.

Foto: Reprodução

Bolinho Caipira:
O tradicional bolinho caipira, é uma iguaria típica das cidades do Vale do Paraíba e utilizado em todas as festas juninas da região. Muitos dizem que o bolinho surgiu em Jacareí, onde o recheio é feito com linguiça, já em São José dos Campos a receita tradicional é recheada com carne bovina moída.

Foto: Reprodução

Taiada:
A famosa taiada é um doce típico da cidade de Caçapava. Feita de melado de cana, farinha de mandioca e gengibre, esse doce tem origem portuguesa.

Foto: Reprodução

Afogado:
O prato afogado, é uma das iguarias tradicionais da cidade. Feito a base de carne de músculo, osso de mocotó sem o couro e a carne em pedaços, a receita se popularizou na no município entre 1920 e 1930. O prato foi considerado patrimônio histórico cultural, em 2005.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *