Moradora denuncia falta de medicamento para diabetes em UBS de São José
O Gliclazida é um medicamento utilizado para tratamento do diabetes tipo 2
Está em falta o medicamento para tratamento do diabetes tipo 2, Gliclazida 30 mg, nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) de São José dos Campos. A denúncia foi feita por uma paciente, a Prefeitura nega a informação.
A senhora de 73 anos, H. F, moradora do Galo Branco, não quis se identificar. Ela utiliza o medicamento e quando foi retirará-lo na UBS de Eugênio de Melo foi “informada pela enfermeira que o remédio não estava mais disponível na rede e que a Prefeitura havia suspendido o contrato com o laboratório”.
De acordo com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), o Gliclazida consta na lista de medicamentos e insumos disponibilizados aos pacientes pelo SUS.
O Aqui Vale entrou em contato com a UBS do Centro nesta quinta-feira (4) que confirmou que o remédio não está mais disponível na rede.
Procuramos a Prefeitura de São José dos Campos que informou através de nota oficial a sua versão.
“A Prefeitura de São José dos Campos esclarece que a informação não procede. O medicamento citado na reportagem está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve. Atualmente, o município tem 722.350 comprimidos. A lista de medicamentos e o estoque estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura
(https://www.sjc.sp.gov.br/servicos/saude/consulta-de-medicamentos/)”.
Ao entrar no site é possível verificar que a medicação consta, sim, em estoque, porém a informação passada pelas UBS’s para a equipe do Aqui Vale e para a senhora que fez a denúncia é de que o remédio não está mais na rede.
Procuramos novamente a Prefeitura para esclarecimentos sobre a inconsistência das informações e até o fechamento da matéria não nos obtivemos retorno sobre a divergência dos fatos. Deixamos o espaço aberto para esclarecimentos futuros.
A Gliclazida é um medicamento utilizado para tratamento do diabetes tipo 2, em um momento em que o paciente ainda não precisa fazer o uso da insulina. E fundamental para diabéticos por ser uma medicação mais recente e que apresenta menos efeitos deletérios, ou seja, danosos ao paciente.
Deixe um comentário