Vereador é condenado por violência política de gênero em Caçapava
Este é o primeiro caso no Estado de São Paulo em que houve condenação pelo crime
A Justiça Eleitoral de Caçapava condenou, nesta terça-feira (26), o vereador Wellington Felipe dos Santos Rezende pelo crime de violência política de gênero, por ter assediado, constrangido, humilhado e ameaçado, por meio de violência física, a vereadora Dandara Gissoni, no plenário da Câmara Municipal, em abril de 2022.
Na sentença, a Juíza Simone Cristina de Oliveira Souza da Silva determinou uma indenização de R$ 5.000,00 para a vítima e a pena de um ano e quatro meses em regime aberto, com prestação de serviços à comunidade pelo mesmo tempo da pena e o pagamento de um salário mínimo para entidade do terceiro setor.
Em entrevista, Dandara disse ao Aqui Vale que ficou sabendo da sentença pelo próprio vereador Wellington durante a sessão de Câmara desta terça-feira (26).
“Nós estávamos em sessão de Câmara ontem e ele usou a tribuna para manifestar a sentença. Eu até fiquei surpresa na hora, porque eu não sabia, nem eu e nem o meu advogado”, disse.
“Não há nada a ser comemorado, mas a gente recebe de forma aliviada. Porque além de tudo o que eu passei, além do assédio que ocorreu, houve também a conivência da Câmara Municipal, onde os vereadores protegeram o Wellington. A vereadora Telma, o vereador Yan, o vereador Maicon assinaram um documento dizendo que eu dei liberdade para isso acontecer. Onde o vereador Adilson, Robson, Vitor se calaram, se omitiram e nunca se manifestaram sobre isso. Esse silêncio e essa omissão que faz mulheres serem violentadas todos os dias”, completou.
Este é o primeiro caso no Estado de São Paulo em que houve condenação pelo crime, previsto no artigo 326-B do Código Eleitoral.
Deixe um comentário