Manutenção da Barragem dos Mottas é determinada pela Justiça
A Barragem dos Mottas, localizada entre Aparecida e Guaratinguetá, chamou a atenção, nos últimos dias, devido as chuvas intensas que deixaram as cidades alagadas. A…
A Barragem dos Mottas, localizada entre Aparecida e Guaratinguetá, chamou a atenção, nos últimos dias, devido as chuvas intensas que deixaram as cidades alagadas. A preocupação é que a barragem não consiga conter o volume de água.
O Governo do Estado de São Paulo foi condenado pela Justiça para realizar obras de manutenção na barragem. Além disso, foi solicitada a apresentação de um laudo técnico, realizado no dia 22 de fevereiro, após Guaratinguetá e Aparecida ficarem inundadas.
O tribunal determinou que sejam apresentados os estudos e obras já realizadas na represa para, caso seja necessário, poder serviços de melhoria, reparo e contenção do local.
Nesta segunda-feira (26), a Prefeitura de Aparecida encaminhou um ofício pedindo por urgência ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAAE).
De acordo com nota, o Plano de Segurança de Barragem elaborado pela empresa Cobe Engenharia e Geotecnia Ltda., a barragem apresenta condições estruturais estáveis.
A Barragem dos Mottas foi construída em 1962 para conter, em períodos chuvosos, as águas do Ribeirão dos Mottas e evitar enchentes em Guaratinguetá.
Deixe um comentário