Poliedro celebra o Dia Nacional do Livro Didático como instrumento fundamental no apoio pedagógico e escolar
O Sistema Poliedro explica o importante papel do livro na vida dos estudantes
O Sistema Poliedro de Ensino celebra o Dia Nacional do Livro Didático nesta terça-feira (27), destacando seu potencial transformador nas salas de aula.
A escola, que possui material didático produzido pela própria instituição, explica o importante papel do livro na vida dos estudantes. O Poliedro possui 30 anos de história, com uma metodologia comprovada e aplicada com sucesso em mais de 700 escolas do Brasil.
O diretor de produtos, Alysson Ribeiro, explicou as diversas formas de aplicar o livro didático em sala de aula, seja ele físico ou digital.
Pergunta: Qual a importância do livro didático no apoio escolar?
Resposta: O livro didático é um apoio fundamental ao professor e um importante recurso para o estudante. Com ele, professor e estudante têm acesso a conteúdos criteriosamente selecionados e organizados por especialistas de diferentes áreas do conhecimento para auxiliá-los nos processos de ensino e aprendizagem.
Além disso, o livro apresenta ao estudante contextos para que ele compreenda o que se passa ao seu redor e as diferentes realidades de vida que existem no Brasil e no mundo, avaliando aspectos do passado e suas relações com o presente.
Através de fotografias, ilustrações e uma variedade de textos de livros e fontes confiáveis, entre outros recursos, o estudante pode ampliar seu repertório cultural e conhecer diferentes pontos de vista sobre determinados assuntos.
O livro didático é um material riquíssimo produzido para fornecer informações atualizadas e conhecimento de qualidade. É um parceiro do professor e um companheiro do estudante em seu desenvolvimento.
Pergunta: Qual a diferença, em questões de aprendizado e acessibilidade, entre o livro físico e o digital?
Resposta: Até poucos anos atrás, o livro digital era visto como uma inovação editorial que prometia revolucionar o mercado educacional e substituir os livros em papel. Hoje, sabemos que o livro impresso se mantém importante no dia a dia das escolas. Vivemos uma realidade em que impresso e digital atuam juntos, cada um com suas especificidades, e complementam-se em seus usos.
A tecnologia nos permite, por meio do livro digital, expandir as propostas apresentadas nos livros impressos. Além de conhecer a entrada de um museu na Europa, por exemplo, através de uma fotografia disponível no material impresso, o livro digital nos permite fazer um tour virtual nesse museu e ter contato com diversas obras de artistas famosos, quase como se estivéssemos pessoalmente no museu.
Por meio de recursos como realidade aumentada, simuladores, jogos e esquemas animados, o estudante pode navegar pelo livro digital e se aprofundar ainda mais nos conceitos apresentados no material impresso ou pesquisar outros temas que lhe interessem.
Há também ferramentas no livro digital que podem auxiliar ainda mais o professor em sala de aula, como a personalização de atividades, a adequação da ordem dos conteúdos e do nível de profundidade destes conforme a necessidade das turmas e os recursos de anotação em páginas e de indicação de exercícios para os estudantes, entre muitas outras possibilidades.
Pergunta: A escola Poliedro possui material didático próprio. Quais os pontos essenciais que precisam ser abordados nos livros (dinamismo e diferentes formas de ensino, como diagramas e desenhos em quadrinhos etc.)?
Resposta: Nossos livros contam com uma enorme diversidade de recursos e propostas variadas para garantir conteúdos de qualidade, selecionados para atender às especificidades de cada segmento e ano escolar e garantir uma aprendizagem significativa, contextualizada e que dialogue com os interesses dos estudantes.
Todos os livros do Poliedro Sistema de Ensino são planejados para que os objetivos de aprendizagem de cada ano, estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular, sejam desenvolvidos e concretizados no decorrer do estudo. Para uma formação plural e significativa, fotografias, ilustrações artísticas e esquemas são utilizados em nossos livros, a fim de proporcionar mais fluidez na leitura e despertar o interesse do estudante.
Diferentes gêneros textuais são incorporados em nossas propostas, não só nos livros de Língua Portuguesa. É comum apresentar histórias em quadrinhos em Matemática para despertar o interesse do estudante para o conteúdo ou usar infográficos ilustrados em Ciências para facilitar a compreensão de algum conteúdo mais complexo.
Com nossos livros, pretendemos levar ao professor e ao estudante conteúdos desenvolvidos de maneira clara, leve e criativa, mas sem perder de vista o rigor conceitual.
Pergunta: Quem são os autores dos livros didáticos?
Resposta: Os autores dos nossos livros didáticos são, em sua maioria, professores.
Todos os autores têm formação universitária específica na área do conhecimento em que atuam, muitos com mestrado e doutorado em estudos relativos ao componente curricular que lecionam ou às áreas da Educação.
Para ser um autor de livro didático, é imprescindível ser estudioso e estar atualizado com o que acontece ao seu redor e no mundo. É preciso ter uma base conceitual forte e ser cuidadoso no momento da escrita, para conseguir colocar em palavras conceitos que são muitas vezes complexos e precisam ser compreendidos por um estudante que está tendo contato com aquele conhecimento pela primeira vez. Ser criativo e ter facilidade para contextualizar a teoria com situações que fazem parte do cotidiano do estudante são aspectos importantes e levados em consideração na seleção dos autores.
Mas não são só os autores que trabalham na elaboração dos nossos livros. Além de autores competentes, contamos com uma equipe editorial formada por editores especialistas, que também têm formação específica na área do conhecimento em que atuam; profissionais de arte, que trabalham para deixar o visual do livro mais atrativo para o estudante; revisores técnicos, que garantem a qualidade conceitual dos conteúdos; e revisores linguísticos, responsáveis por assegurar que os textos estejam bem escritos e não contenham erros.
Pergunta: De que forma os professores conseguem explorar as atividades do livro didático, de forma criativa e inovadora?
Resposta: Para cada atividade proposta nos nossos livros didáticos, apresentamos orientações ao professor com modos de trabalhá-la ou adequá-la às especificidades da turma.
Também sugerimos materiais complementares, com variedade de temas e oportunidades para que o professor possa selecionar os conteúdos que considera interessantes e utilizar o livro didático ao seu modo.
Os professores sempre contam com nossas sugestões de trabalho, que vão além do que é apresentado no livro do estudante, e cada um, ao seu jeito, pode transformar essa sugestão em algo disruptivo e inovador.
Uma mesma atividade pode ser trabalhada por diferentes professores, mas são as ações individuais que farão com que cada aula seja única e incomparável.
O livro didático pode ser encarado como uma forma de inserir mais livros (sejam eles literários ou não) na vida do estudante?
Resposta: Sim, sem dúvida.
Nossos livros didáticos trazem grande diversidade de textos autênticos, selecionados de livros literários ou não.
Fazemos uma curadoria de conteúdos, apresentamos textos adequados à faixa etária do estudante e propomos atividades de leitura e compreensão desses textos.
Além de reproduzir trechos de livros, indicamos a leitura de outros livros, filmes, sites, artigos científicos e reportagens, entre outros tipos de textos.
Essas propostas de leitura aproximam o estudante do universo dos livros e despertam o gosto pela leitura e pela escrita.
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