Falta de uma alimentação de qualidade para os pets pode levar à obesidade
Sempre fiéis e companheiros, muitos cães que aparentam ser alegres e saudáveis escondem um problema de saúde que vem crescendo a cada dia no mundo:…
Sempre fiéis e companheiros, muitos cães que aparentam ser alegres e saudáveis escondem um problema de saúde que vem crescendo a cada dia no mundo: a obesidade. Em 2023, a Associação para a Prevenção da Obesidade em Animais, dos Estados Unidos, divulgou uma pesquisa mostrando que 59% dos cães do país sofriam com sobrepeso ou obesidade. No Brasil, embora este dado ainda não esteja disponível, especialistas em nutrição animal vêm reforçando os alertas para o caso.
Esse distúrbio está diretamente relacionado a questões como má alimentação, sedentarismo, castração e a predisposição genética. Entretanto, segundo inúmeros veterinários o fator mais agravente é o erro no manejo alimentar, cometido pelos tutores. Esses erros vão muito além de apenas escolherem alimentos ruins. Os maiores vilões são o excesso de petiscos e fornecer quantidades erradas nas refeições.
“Sabemos que muitos tutores não priorizam o passeio diário ou oferecem comida de humanos para pets, sem saber que estão contribuindo para a obesidade e outras doenças. A saúde dos cães está diretamente ligada às escolhas de seus cuidadores”, afirma Dra. Pâmela Rodrigues, veterinária da empresa especializada em alimentação natural para cães Amordida.
Parte superior do formulário
Cães obesos podem sofrer com problemas ao longo da vida, não apenas por questões estéticas. Entre os perigos associados à doença estão também problemas nas articulações, aumento do risco de doenças cardíacas, comprometimento do sistema respiratório e até maior suscetibilidade a diabetes e distúrbios hepáticos.
Todas essas patologias podem levar à redução da expectativa de vida do animal, algo que nenhum tutor deseja. Por esse motivo, é importante que os donos de cães tenham consciência de que a obesidade é algo preocupante e tenham responsabilidade para mudar os hábitos de seus animais.
Sobre isso, Pâmela destaca a importância de se optar por uma alimentação natural para a dieta dos animais e de se evitar oferecer alimentos diferentes do que os recomendados por veterinários.
“A obesidade em cães está, na maioria dos casos, ligada à qualidade da alimentação. Optar por um alimento natural, rico em ingredientes balanceados e livres de aditivos prejudiciais, não apenas previne o excesso de peso como também promove a saúde geral do animal”, disse a veterinária.
“Nos últimos anos, vimos um crescimentona procura pela alimentação natural para cães. As pessoas começaram a cuidar melhor dos seus pets, tratando-os como filhos mesmo. Ela estão procurando formasde aumentar a expectativa de vida deles, de dar mais saúde. Afinal, todos querem ver seus animeis de estimação felizes, não é mesmo?”, completou.
Além da alimentação natural, a prática regular de atividades físicas é fundamental. Passeios diários, brincadeiras interativas e estímulos mentais são essenciais para manter os cães ativos e saudáveis. A responsabilidade do tutor na monitorização do peso e na promoção de um estilo de vida ativo é vital para prevenir a obesidade.
Sobre a Amordida
A Amordida é uma empresa do mercado de food pet especializada em alimentação natural para câes.Reconhecendo a importância da luta contra a obesidade canina, a empresa atua também como aliada no cuidado e bem-estar dos animais de estimação. A empresa acredita que uma nutrição de qualidade, aliada a atividade física, é a chave para uma vida longa e feliz para os pets.
“Temos um verdadeiro compromisso com a saúde dos cães. Nossos produtos foram desenvolvidos para dar mais qualidade de vida e longevidade aos pets. Essa é a nossa missão. Esperamos fazer a diferença para muitas famílias que optaram por ter um cãozinho”, diz Gustavo Ortiz, sócio da Amordida.
Deixe um comentário