Rodrigo Garcia conta os segredos para uma vida financeira saudável em 2024
As resoluções de Ano Novo já estão sendo elaboradas e, para planejar ainda mais o ano de 2024, um dos pilares que lastreiam a vida…
As resoluções de Ano Novo já estão sendo elaboradas e, para planejar ainda mais o ano de 2024, um dos pilares que lastreiam a vida adulta também precisa de atenção: a base financeira. Por isso, o Aqui Vale conversou com o sócio fundador da S3 Investimentos, Rodrigo Garcia.
Pergunta:
Como dar o primeiro passo para planejar a vida financeira em 2024?
Rodrigo Garcia:
Depende do nível de organização e saúde financeira de cada pessoa/família. Se a pessoa possui dívidas ou está inadimplente, a melhor opção é buscar renegociar e quitar essas dívidas o mais rápido possível. Se a pessoa não possui dívidas, mas também não possui nenhuma reserva financeira para as despesas sazonais de início de ano (IPVA, IPTU, seguro do carro, etc), o ideal é que ela reserve esse dinheiro para honrar esses compromissos. Agora, se a pessoa possui uma vida financeira super bem organizada, já provisionou as despesas sazonais do início do ano, já possui uma carteira de investimento e realiza aportes mensais, ela pode usar este dinheiro para viajar com a família, realizar algum objetivo/desejo ou mesmo realizar uma aporte maior na sua carteira de investimento neste momento.
Pergunta:
Qual o primeiro passo para “colocar a casa em ordem”?
Rodrigo Garcia:
O ideal é fazer um levantamento de todas as receitas e despesas do mês para elaboração de um orçamento pessoal/familiar. Assim fica mais fácil identificar se as contas estão em equilíbrio, ou seja, se a pessoa está vivendo dentro ou fora do orçamento que ela possui. Caso ela esteja gastando mais do que ganha, é preciso agir rápido e reduzir custos. Ela pode fazer isso eliminando desperdícios financeiros (como uma assinatura de um streaming que ela quase não usa, por exemplo), verificando se há algum gasto que ela possa reduzir que não prejudique sua qualidade de vida e negociando condições melhores com seus fornecedores (a melhora na condição de uma conta de celular, por exemplo)… Feito isso, o grande pulo do gato é “POUPAR NA ORIGEM”. Ou seja, poupe no momento que receber qualquer valor em dinheiro. Determine um percentual e imediatamente quando algum valor entrar na sua conta, destine um percentual para os seus investimentos. Poupe primeiro, gaste depois.
Pergunta:
De que forma o poupador pode começar a investir?
Rodrigo Garcia
A primeira coisa é buscar informação. Invista em conhecimento. Faça cursos, leia livros, converse com pessoas que têm experiência no assunto… Depois, busque a orientação de um assessor de investimento. Esse profissional irá te ajudar a montar um plano, te orientar sobre as diversas estratégias e te ajudar ao longo do processo… por último, compre ativos. Compre recorrentemente, o máximo que puder. Eles te levaram até a liberdade financeira… Para fazer isso é simples, abra uma conta em uma corretora e dê início a sua jornada.
Pergunta:
Em resumo, quais os cinco passos para uma vida financeira organizada e feliz?
Rodrigo Garcia:
1 – Organize seu orçamento;
2 – Gaste menos do que você ganha;
3 – Crie novas formas de ganhar dinheiro;
4 – Aprenda sobre o mercado financeiro;
5 – Invista o máximo que puder.
Deixe um comentário