AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Dezembro Laranja: Câncer de pele e a importância desse mês para a conscientização

Dezembro Laranja: Câncer de pele e a importância desse mês para a conscientização

O câncer de pele é o tumor mais comum no Brasil e no mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) são registrados…

Por Portal Aqui Vale

O câncer de pele é o tumor mais comum no Brasil e no mundo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) são registrados cerca de 185 mil novos casos por ano, o que representa 33% dos tumores diagnosticados no país.

Para conscientização da doença e prevenção o mês de dezembro é dedicado a falar sobre o assunto. O Aqui Vale conversou com a dermatologista Elina Ribeiro que tirou algumas dúvidas a respeito do câncer de pele.
Dra. Elina, qual a importância do Dezembro Laranja?

R: A importância do Dezembro Laranja na dermatologia é que neste mês há uma conscientização contra o câncer de pele. Nós fazemos várias campanhas e exames gratuitos para o paciente pode saber se tem ou não um câncer de pele. O uso do fotoprotetor solar é fundamental para que ele seja evitado.

Como ocorre a formação do câncer de pele?

R: A formação do câncer de pele pode ocorrer com o sol intenso. Se a pessoa ficou muito vermelha e descamando muito, esse machucado na derme, pode levar ao câncer de pele. O não uso do fotoprotetor solar contribui bastante. A displasia ocorre com a mutação das células da pele formando o câncer.

O que fazer para evitar o câncer de pele?

R: O câncer de pele pode ser evitado usando o fotoprotetor solar diariamente, não só quando vai a praia. O fotoprotetor solar acima de 30 e passar de 2 em 2 horas. Evitar tomar sol das 10h da manhã até às 15h.

O câncer de pele é genético?

R: O câncer de pele pode ser genético. Quem tem casos na família deve procurar um dermatologista todos os anos ou quando aparecer uma lesão diferente. Exemplo: um machucado que sangra quando vai enxugar a pele, uma lesão descamativa, vermelha e que diferente ou uma pinta de várias cores, irregular, assimétrica maior de 6 mm. Quando uma lesão ou pinta tem uma evolução rápida de crescimento, procure um dermatologista que é o profissional apto para diagnosticar um câncer de pele.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *