AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Menina

Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Menina

Em São José dos Campos, a caminhada será dia 10 de dezembro de 2023, com a presença de representantes de importantes órgãos que atuam na…

Por Marilda Serrano

Em São José dos Campos, a caminhada será dia 10 de dezembro de 2023, com a presença de representantes de importantes órgãos que atuam na defesa da mulher em nosso município.

A violência contra a mulher é um problema grave que diz respeito a toda a sociedade.  O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra mulheres e meninas, faz um alerta para essa temática global e convoca a população para participar da 6ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 10 dezembro, em várias cidades do país e no exterior. Em nosso município será a 5ª caminhada.

O objetivo é que todos se unam a essa causa, cujos índices estatísticos são alarmantes. Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias do grupo e a sociedade não pode assistir passivamente a esse problema que impacta a todos. “Não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência a cada dois minutos e, muito menos, que seja morta a cada 6 horas, simplesmente pelo fato de ser mulher. Por isso, a nossa Caminhada anual visa chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar para erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma Luiza.

“A Caminhada visa conscientizar sobre a causa numa movimentação que ocorre em todo o país e nos cinco continentes, mobilizando a sociedade civil em diversas frentes públicas e privadas para ações efetivas de enfrentamento da grave questão social que aflige as mulheres em todo o mundo”, afirma Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

A líder do Comitê de Combate à Violência, do Núcleo São José dos Campos, é Lesle Maciel, ativista e psicóloga especialista em psicologia da violência. “A realidade da violência, faz parte do nosso dia a dia, na medida que é preciso fazer uma discussão em vários lugares, e com todas as gerações: nas escolas, para que nossos filhos cresçam com a consciência de que replicamos o comportamento; na saúde, uma vez que adoecemos por causa da violência e na sociedade civil essa discussão é importantíssima para promover uma mudança. Assim a caminhada é o começo para essa união”, destaca Lesle.

Nesta edição, a caminhada em São José dos Campos recebe o apoio de várias entidades e empresas, além do respaldo da Prefeitura Municipal. A concentração está agendada para às 8 horas, no Largo São Benedito, na Rua Francisco Paes, no centro da cidade, onde não apenas haverá distribuição de água e apresentações de danças, mas também um carro de som acompanhando o movimento. Qualquer pessoa pode participar, basta fazer a inscrição gratuitamente pelo Sympla. Ao se inscrever os participantes receberão brindes a serem retirados no local.

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *