Mães denunciam Prefeitura por suposto cancelamento do transporte para autistas em São José
Mães de autistas de São Jose dos Campos têm usado grupos de WhatsApp e redes sociais para denunciar um possível cancelamento do transporte especial, feito…
Mães de autistas de São Jose dos Campos têm usado grupos de WhatsApp e redes sociais para denunciar um possível cancelamento do transporte especial, feito pelo “Programa Acesso Já”, administrado pela empresa Via Road e pago pela Prefeitura da cidade.
De acordo com Elizelda Rodrigues da Silva, mãe do Heitor de 6 anos e autista nível 2, o cancelamento foi informado apenas após uma ligação para a empresa Via Road para confirmação das viagens da semana.
“Todo início de semana eu ligo na empresa para confirmar as viagens da semana, mas os atendentes não me deram nenhuma justificativa pois a Prefeitura simplesmente cancelou sem ao menos justificar o real motivo”.
comentou.
Os veículos e motoristas do “Acesso Já” são administrados pela Via Road, empresa terceirizada, mas as viagens são agendadas e aprovadas pela Prefeitura Municipal.
Procurado pelo Aqui Vale, João Mello, diretor da Via Road, disse que a empresa trabalha de acordo com demanda disponibilizada pela Prefeitura de São José e que a empresa não tem autonomia de aprovar ou negar viagens.
Também em entrevista, a vereadora Dulce Rita (PSDB), que tem um trabalho antigo com os autistas na Câmara Municipal, se colocou à disposição das mães e comentou sobre o caso.
“É um absurdo isso acontecer, se alguma criança perder essa corrida e não for à uma consulta, voltam para o fim da fila. É lamentável”.
disse a vereadora.
A mãe da criança autista Luiza, de 4 anos, Larissa Sertel, abriu um chamado no portal 156 para relatar o problema.
“As corridas já tinham protocolo e motorista, mas foram canceladas. Nós ficamos sabendo graças ao grupo e até pessoas que fazem hemodiálise tiveram corridas canceladas com a desculpa de alta demanda”.
disse.
No grupo de WhatsApp “Acesso Já”, as mães listaram mais de seis famílias que sofreram impacto com os supostos cancelamentos.
O Aqui Vale também tentou contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
O Programa Acesso Já
O serviço de transporte adaptado “Acesso Já” é oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos e administrado pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Esse é um serviço destinado às pessoas com deficiência motora, mental e/ou múltipla severa, podendo ser temporário ou permanente e que cause alto grau de dependência, impossibilitando o portador de fazer uso do transporte coletivo urbano.
O atendimento é gratuito e para se tornar usuário do serviço é necessário realizar abertura de processo de cadastramento no “Acesso Já” e ser aprovado em perícia médica. O endereço é Praça Afonso Pena, 59, Centro.
Deixe um comentário