AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Tech Girls recupera mais de 40 computadores que foram doados às alunas do projeto

Tech Girls recupera mais de 40 computadores que foram doados às alunas do projeto

Hoje, 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador e há um ano, a Rumo, maior concessionária do setor ferroviário brasileiro, realizou uma parceria…

Por Marilda Serrano

Hoje, 13 de setembro, é comemorado o Dia do Programador e há um ano, a Rumo, maior concessionária do setor ferroviário brasileiro, realizou uma parceria com a equipe do Tech Girls, por meio do seu projeto de voluntariado “Trem do Bem”. 

Uma equipe formada por colaboradores da empresa do setor de tecnologia e informação da Rumo, atualmente coordenada pela Mariane Glir Pechebela, esteve na sede do projeto em Curitiba, para auxiliar nas atividades de recuperação de 40 computadores que foram doados por empresas e pessoas físicas. Após a formatação das máquinas, os equipamentos foram entregues para 40 alunas.

“Com o Tech Girl diversas mulheres poderão atuar na área de tecnologia e assim aumentar a diversidade de gênero no mercado de trabalho. As alunas possuem histórias de vidas enriquecedoras e são exemplos para diversas profissionais, por isso a Rumo é entusiasta em projetos desse porte”, explica a coordenadora.

Também neste ano a estudante Dayanne Manzur concluiu o curso e recebeu o seu notebook para iniciar a sua trajetória profissional. A aluna conta que ficou sabendo do projeto por meio de uma amiga, concluiu o curso em três meses e com o diploma em mãos decidiu enviar currículos para grandes empresas, sendo contratada pela Rumo. “Em sala de aula eu pude aprender sobre: empreendedorismo digital, manutenção de notebook, Lógica de programação e Desenvolvimento de Software. Após a finalização, me senti pronta para atuar no setor e consegui essa oportunidade de trilhar uma carreira na Rumo”, diz Dayanne.

Para Gisele Lasserre, desenvolvedora de Software e idealizadora do Tech Girls, parcerias como a realizada com a Rumo são fundamentais para que o projeto cresça e possa alcançar novas alunas. “Além de apoiar a causa das mulheres na tecnologia, a participação dos voluntários da companhia favoreceu a reutilização dos computadores que ao invés de serem encostados e se transformarem em lixo, foram reaproveitados e receberam uma “vida nova”, explica Gisele.

Mulheres ganham espaço na área de tecnologia

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, a participação feminina no setor de tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos. “A quantidade de mulheres que participam dos processos seletivos da Rumo no setor de tecnologia tem aumentado gradativamente. Nossa intenção é contribuir com ações que propiciam que todas as pessoas possam conquistar seus diplomas, crescer profissionalmente na área de tecnologia e oferecer um futuro promissor nas suas respectivas carreiras”, enfatiza Mariane.

Tech Girl

Em seis anos de atuação, o Tech Girl conta com cinco sedes espalhadas em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Joinville (SC), São Paulo (capital) e Taubaté (SP) e já contribuiu para a capacitação de mais de 630 mulheres nas áreas de tecnologia, que abrange o setor de hardware, software, linguagem de programação, assistência técnica de computador e reciclagem de lixo eletrônico. Ao todo, 420 computadores foram recuperados e doados às alunas que concluíram o curso.

O projeto que teve início em 2017 é gratuito e presencial e tem como objetivo promover a empregabilidade feminina no setor de tecnologia e reduzir o déficit de profissionais na área. Além disso, o curso fortalece a reciclagem de lixo eletrônico, já que diversos equipamentos são formatados e reaproveitados.

Para saber mais, acesse: Link 

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *