Projeto Graffiti #PraCegoVer promove inclusão artística para deficientes visuais
O projeto artístico-cultural “Graffiti #PraCegoVer” inovou a forma como a arte urbana é apreciada por pessoas com deficiência visual. Montando o primeiro grafite em braille…
O projeto artístico-cultural “Graffiti #PraCegoVer” inovou a forma como a arte urbana é apreciada por pessoas com deficiência visual. Montando o primeiro grafite em braille do mundo! O projeto criou um
ambiente inclusivo onde deficientes visuais poderão vivenciar a arte de rua.
A iniciativa surgiu a partir da percepção de que enquanto as pessoas que enxergam podem admirar e se emocionar com a magnitude das pinturas de rua, os deficientes visuais são privados dessa experiência e do exercício de cidadania trazido pela democratização da arte urbana.
Com o objetivo de mudar essa realidade, o projeto Graffiti #PraCegoVer é o pioneiro na criação de murais de grafite em braille. Para isso os grafittis são táteis e acompanhados pelo texto em braile detalhando as formas da imagem, suas cores e dimensões, proporcionando uma experiência completa e imersiva.
“A democratização e a inserção da arte para além do sentido visual, além de inclusiva, e transformadora do espaço público, uma vez que a arte manifesta a presença e os discursos de diversos agentes históricos”, diz o curador do Projeto, Roberto Parisi. Para alcançar esse objetivo, foram realizados inúmeros diálogos e parcerias com entidades sociais, produtores culturais, acadêmicos, engenheiros e artistas.
Tudo com direito a experiências e criações artísticas que buscavam a inclusão de não videntes, entre eles renomados artistas como Roy Nachum, artista israelense, e The Blind, grafiteiro francês, que incluíam textos em braile que complementam a imagem, ou descreviam o conteúdo em um segmento separado da imagem, mas sem a experiência com a obra de arte. O projeto Graffiti #PraCegoVer busca não apenas inserir frases nos murais, mas uma representação completa das obras de arte para cegos e pessoas com baixa visão.
O mural levou 11 horas para ser montado. Após a “leitura” em braille, o artista Subtu, levou 5h30 para colorir a obra, que ficará exposta até 19 de outubro.
O projeto contou com diferentes atividades para promover a inclusão e disseminar a técnica desenvolvida. Entre elas, uma roda de conversa com entidades e pessoas com deficiência visual para discutir a ampliação e democratização do acesso a projetos culturais. Além disso, serão oferecidos workshops físicos e online, os quais artistas aprenderão a aplicar a técnica do braille nos murais, possibilitando a replicação dessa abordagem inclusiva em diferentes lugares ao redor do mundo.
Os workshops abordaram tópicos como criação de arte, aplicação de braille e texturas, digitalização, impressão tridimensional, aplicação e fixação, e pintura. Os participantes terão a oportunidade de entender e vivenciar todo o processo necessário para a criação dos murais em braille. “Nosso objetivo é difundir a técnica por nós desenvolvida de aplicação tridimensional para Graffiti, fornecendo informações e subsídios para que todos sejam incluídos no Graffiti”, explica o Diretor Artístico, Murillo Denardo.
A criação artística do projeto está a cargo do renomado artista Subtu, com curadoria de Roberto Parisi. As obras contam a história do projeto Grafitti #PraCegoVer por meio do personagem Yoko, um macaco japonês que simboliza a luta por inclusão, diversidade e representatividade social. A história será contada em três murais diferentes que se conectam como uma história em quadrinhos, proporcionando uma experiência única aos espectadores.
Após a criação dos desenhos, eles foram digitalizados e transformados em impressões 3D, que foram encaixadas e fixadas nos murais, formando três painéis distintos, mas autônomos, que completam a história do projeto quando vistos e experimentados juntos. A história completa estará disponível online através das plataformas digitais e redes sociais da Mosaiky Eventos. As placas foram pintadas com spray pelo artista Subtu e ficarão em exposição pública por 60 dias, permitindo que a população tenha uma experiência imersiva e inclusiva com a arte urbana.
O projeto Graffiti #PraCegoVer conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais, incluindo consultores em impressões 3D, consultor de acessibilidade, designer, curador e produtores. Essa equipe em trabalhado arduamente nos últimos meses para garantir que a técnica desenvolvida seja permanente e facilmente replicada em outros murais com a colaboração de novos artistas.
PROGRAMAÇÃO:
São Paulo – Beco do Batman: de 19 de agosto de 2023 a 19 de outubro.
Sobre os patrocinadores:
Premier Pet é uma empresa líder no segmento de alimentos para animais de estimação, comprometida em promover o bem-estar e a saúde dos pets. Já a Henkell Freixenet é uma renomada marca de vinhos espumantes, dedicada a oferecer produtos de alta qualidade e proporcionar experiências únicas aos apreciadores de vinho.
Deixe um comentário