AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Transplante do Faustão: Médico de São José explica insuficiência cardíaca

Transplante do Faustão: Médico de São José explica insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é ocasionada quando o coração não consegue suprir as necessidades metabólicas, ou seja, não consegue levar oxigênio aos tecidos do corpo por…

Por Portal Aqui Vale

A insuficiência cardíaca é ocasionada quando o coração não consegue suprir as necessidades metabólicas, ou seja, não consegue levar oxigênio aos tecidos do corpo por um problema relacionado a diminuição da função do coração ou, em algumas situações especificas, ocorre quando aumenta a necessidade de manter os batimentos cardíacos.

De acordo com o estudo Breathe (Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca), em média 10% dos pacientes morrem por causa da doença.

O cardiologista Fabio Baptista explica que o tratamento para insuficiência cardíaca pode ser feito através de medicamentos e procedimentos que não usam remédios, como por exemplo, um dos tratamentos mais eficazes para insuficiência cardíaca é o exercício físico prescrito de maneira adequada. “Hoje nós temos tipos de insuficiência cardíaca que, de maneira geral, o uso de medicamentos são muitos bons e auxiliam muito o paciente no tratamento”, explica o médico.

O médico explica que quando as pessoas que tiveram falha no tratamento (sem remédio ou com remédio) e a doença já está em uma fase bem avançada, o transplante cardíaco é uma opção de tratamento que permite com que ofereça uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor. Como foi o caso do apresentador de Televisão Faustão, que realizou transplante de coração neste domingo (27).

A insuficiência cardíaca é um problema que ocorre na fase final de algumas doenças, em geral, os pacientes que têm indicação para o transplante cardíaco são aqueles com idade mais avançadas.

“Durante algum tempo a idade era um fator limitante para indicação. Hoje a gente sabe que cada vez mais existem opções de oferecer o transplante cardíaco mesmo para pacientes acima de 70 anos. Mas nós temos que lembrar que existem doenças que já nascem com as pessoas. Como é o caso de crianças com doenças chamadas doenças congênitas que exigem que o tratamento seja o transplante. Ele é mais comum em idosos, mas pode ser feito em qualquer fase da vida”, explica.

Cuidados

Um dos cuidados mais essenciais indicado pelo médico é através de atitudes saudáveis. Ou seja, é fundamental uma alimentação saudável e exercícios físicos frequentes. E se a pessoa tiver alguma doença diagnosticada como pressão alta, diabetes e obesidade, que elas sejam tratadas. O abuso de bebidas alcoólicas e uso do cigarro devem ser evitados.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *