Patrulha Maria da Penha presta apoio às mulheres vítimas de violência doméstica em São José
A Patrulha Maria da Penha é um agrupamento da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos que presta apoio às mulheres vítimas de violência…
A Patrulha Maria da Penha é um agrupamento da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos que presta apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuem medida protetiva. São assistidas cerca de 117 mulheres e ao todo já foram realizadas 80 prisões em flagrante.
A GCM Érika dos Santos faz parte do programa e explica que a Patrulha consiste na realização de visitas periódicas às casas das mulheres vítimas de agressão para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça, a fim de barrar e protegê-las de eventuais atos de violência.
Só podem acionar a patrulha as mulheres que fazem parte do programa, que é realizado de forma integrada em parceria com a Vara de Violência Doméstica e Familiar de São José e com a DDM Delegacia de Defesa da Mulher.
Somente no mês de junho de 2023 foram registradas 10 ocorrências de feminicídio no Estado de São Paulo. Em maio do mesmo ano foram registradas 21 ocorrências.
As mulheres que sofreram ou sofrem violência doméstica podem realizar a denúncia na DDM (Delega de Polícia de Defesa da Mulher), localizada na Av. Comendador Vicente de Paulo Penido, 234 – Parque Res. Aquarius, pela internet no site da Polícia Civil, pelo 180 ou 153.
Deixe um comentário