AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Estudantes de medicina fazem manifestação terça-feira (18), em Taubaté

Estudantes de medicina fazem manifestação terça-feira (18), em Taubaté

Estudantes, médicos e acadêmicos da Faculdade de medicina de Taubaté (Unitau), fizeram novamente uma manifestação na manhã desta terça-feira (18), na Praça Comendador Marcelino Monteiro,…

Por Portal Aqui Vale

Estudantes, médicos e acadêmicos da Faculdade de medicina de Taubaté (Unitau), fizeram novamente uma manifestação na manhã desta terça-feira (18), na Praça Comendador Marcelino Monteiro, em frente à Prefeitura, para protestar contra a falta de pagamento e dívidas que Hospital Municipal Universitário de Taubaté vem acumulando deste 2019. As dívidas somam mais de R$20 milhões.

“Entendemos que a cronicidade dos problemas do HU, a qual já tínhamos ciência da existência, desde 2019, teve seu estopim agora! Assim, independentemente que repasses emergenciais sejam feitos, eles não serão suficientes para resolver e assegurar o retorno completo de todos os serviços desligados!

O continuar de nossa manifestação veio pela necessidade de seguirmos demonstrando nossa insatisfação completa com a condição de saúde pública instalada. Precisamos continuar lutando por quem sofrerá as consequências da redução hospitalar e por quem acompanhará a sobrecarga na saúde: a população. Principalmente se nada for feito!”, explica Ana Clara Almeida, secretária do Diretório Acadêmico Benedicto Montenegro, que representa os alunos do curso de medicina da Unitau.

Foto: DABM

A Prefeitura de Taubaté disse nesta segunda-feira (17) em nota que, “representantes da Prefeitura de Taubaté, da Universidade de Taubaté e da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) estiveram reunidos na manhã de hoje (17/07) para tratar de questões ligadas ao HMUT. As principais conclusões da reunião foram as seguintes:

  • O atraso pontual de repasses da Prefeitura à SPDM não afetou e não afetará o internato e a residência médica de estudantes da Universidade no HMUT;
  • Representantes da Prefeitura e da SPDM vão analisar, em conjunto, medidas que possam adequar o funcionamento do HMUT à queda pontual de repasses municipais, sem prejuízo ao atendimento da comunidade e aos profissionais que prestam serviços ao hospital;
  • Não procede a informação de uma eventual paralisação de serviços considerados essenciais pelo HMUT. Essa medida fere a Lei Federal n.o 8666/93 e o próprio contrato firmado entre a Prefeitura e a SPDM. Em razão disso, caso se verifique, eventualmente, uma suspensão desse tipo, medidas legais serão tomadas pelo município;
  • A Prefeitura de Taubaté busca reforçar o aporte de recursos para a área da Saúde do município, seja por meio do aumento de repasse do Governo do Estado como contrapartida a manutenção do HMUT, seja pelo aumento do teto MAC.

A Prefeitura de Taubaté reafirma seu compromisso em zelar pela qualidade do atendimento na área da Saúde para a população de nossa cidade.”

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *