AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » 30º Prêmio da Música reuniu expoentes da música brasileira no Theatro Municipal

30º Prêmio da Música reuniu expoentes da música brasileira no Theatro Municipal

O Prêmio da Música Brasileira – o mais tradicional e respeitado evento do gênero no País  chegou ao trigésimo ano com uma série de novidades…

Por Marilda Serrano

O Prêmio da Música Brasileira – o mais tradicional e respeitado evento do gênero no País  chegou ao trigésimo ano com uma série de novidades e uma cerimônia especial, no dia 31 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com uma linda homenagem a Alcione. Dirigida por José Maurício Machline, idealizador e fundador do PMB, e apresentada por Felipe Neto, Lázaro Ramos e Lilian Valeska, a noite contou com show inédito baseado no repertório da cantora e a participação de veteranos e
revelações da cena musical brasileira, com roteiro de Zélia Duncan.

A edição de 2023 marcou também o início da parceria entre Machline e a empresária Heloisa Guarita, que inclui planos de fomento à música ao longo do ano. O 30º Prêmio da Música Brasileira conta com o patrocínio de iFood e Santander Brasil.

O Prêmio da Música Brasileira é um grande aliado para o estímulo à cultura. Com o seu retorno agora, as oportunidades se agigantaram para apoiarmos e darmos visibilidade a mais artistas. Tivemos um número de inscritos recorde, foram quase dez mil artistas dos mais diferentes gêneros, de todos os cantos do Brasil’, celebra Machline, que vê a premiação retornar após um hiato de quatro anos.

‘É incrível comprovar a relevância do Prêmio em retratar os diferentes ritmos representados de Norte a Sul desse país. E melhor ainda é observar a presença de grandes e consagrados artistas concorrendo com os mais novos talentos do Brasil. Conseguimos trazer a diversidade e o momento real desse país chamado música’, reflete Heloisa.

‘Patrocinar esse Prêmio é como firmar um pouco mais nossas raízes no país. Acreditamos que parte da nossa missão como empresa brasileira é valorizar as expressões culturais que encontramos num país tão plural como o nosso. Por isso nós, do iFood, estamos orgulhosos de fazer parte do Prêmio da Música Brasileira e por meio desse reconhecimento ajudar a desenvolver e disseminar toda a diversidade de gêneros e artistas do nosso Brasil’, diz Regina Maia, Diretora de Comunicação do iFood.

Os indicados

A seleção dos indicados para as 31 categorias do Prêmio da Música Brasileira traçou um panorama diverso, múltiplo e abrangente da produção musical do último ano no país. A lista contempla artistas de todas as regiões do Brasil, com 18 estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande
do Sul, São Paulo e Tocantins), representados em diversas indicações.

Em um painel muito equilibrado, apenas dois artistas acumularam três indicações: Chico César, que circula entre as categorias Canção Popular e Pop/Rock, e a Orquestra Sinfônica Brasileira, que dominou as indicações em Lançamento Erudito. A lista pulverizada teve ainda 22 artistas empatados com duas
indicações cada um:

Alceu Valença, Almir Sater, Anitta, Baco Exu dos Blues, Bebê Kramer, Chico Buarque, Criolo, Diogo Nogueira, Dom Salvador, Duda Beat, Elba Ramalho, Elza Soares, Erasmo Carlos, Fundo de Quintal, Gloria Groove, Iza, Letieres Leite, Marília Mendonça, Martinho da Vila, Planet Hemp, Zeca Veloso e Yamandu Costa. Após três anos de grandes perdas para a música e a cultura brasileira, também chamou
a atenção as indicações póstumas de artistas que seguiram trabalhando e criando até o fim de suas vidas, como Elza Soares, Erasmo Carlos, Letieres Leite e Marília Mendonça.

Homenagens e o legado do PMB

Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco, Tom Jobim, Maria Bethânia, Gonzaguinha, Ney Matogrosso e Luiz Melodia.

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *