Dia Nacional do Vinho: especialista comenta preferência dos brasileiros pela bebida
No último domingo (4) será celebrado o Dia Nacional do Vinho, uma das bebidas mais históricas do mundo. Para comemorar a data desta bebida que…
No último domingo (4) será celebrado o Dia Nacional do Vinho, uma das bebidas mais históricas do mundo. Para comemorar a data desta bebida que faz parte do cotidiano de muita gente, nada melhor do que saber quais deles estão entre os preferidos dos brasileiros. De acordo com a consultoria inglesa Wine Inteligence, 36% da nossa população adulta – cerca de 51 milhões de pessoas – bebe vinho ao menos uma vez ao mês
Segundo o especialista em vinhos Bruno Porto, CEO do Semmelier Instituto, alguns vinhos estão entre os preferidos do consumidores do país da bandeira verde e amarela. “Aqui no Brasil, muitas pessoas gostam dos vinhos brancos como, por exemplo, o Chardonnay e o Sauvignon Blanc . Já aqueles que gostam dos tintos, entre os preferidos estão: Cabernet Sauvignon, Merlot e o Malbec”, disse o especialista.
Um estudo realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) nomeado como ‘Wine Flora Study’ mostrou que o consumo moderado de vinho ajuda a remodelar a microbiota intestinal. A pesquisa teve a participação de 42 pacientes com doença arterial coronariana, que apresentaram melhoras em um curto intervalo de tempo após os experimentos.
De acordo com o semmelier, os vinhos europeus consumidos aqui no Brasil são compostos por uma variedade de uvas. “A pluralidade das frutas é comum na produção de vinhos produzidos na Itália, França e nos demais países da Europa, são os chamados Blends e estes têm agradado muito os consumidores nacionais”, explica.
Além disto, o especialista diz que assim como ocorre pelo mundo, os espumantes (champanhe) também estão na lista das bebidas preferidas de quem mora aqui. “Seguindo o que é comum em todo o mundo, os brasileiros também gostam bastante de champanhe. O consumo desta linha de produto é muito forte aqui no Brasil e vale destacar que a produção nacional também tem crescido bastante, o que já tem permitido ganhar algumas premiações internacionais”, completou Bruno.
Deixe um comentário