Brasil fica entre os 5 piores em capacidade de leitura infantil
Em um ranking com 43 países, o Brasil ficou em 39º no exame internacional que avalia a capacidade de leitura dos alunos do 4º ano…
Em um ranking com 43 países, o Brasil ficou em 39º no exame internacional que avalia a capacidade de leitura dos alunos do 4º ano do ensino fundamental, crianças de 9 a 10 anos.
Os resultados do Pirls 2021 (Progress in International Reading Literacy Study) foram anunciados nesta terça-feira (16). É a primeira participação do Brasil no exame avaliativo que existe desde 2001.
Como e o que o teste avalia
O exame avalia a capacidade de compreensão de textos, interpretação entre as informações e o desenvolvimento do senso crítico sobre o conteúdo.
A prova foi realizada no fim de 2021 e avaliou alunos das redes públicas e privadas. Questões dissertativas e mais complexas foram usadas na avaliação.
Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas da ONG Todos Pela Educação, lamentou a posição do país no ranking geral. “Não só estamos entre os últimos países do ranking, como também temos um dos maiores índices de desigualdade entre os estudantes. Tudo o que aconteceu na pandemia — escolas fechadas, acesso precário ao ensino remoto e falta de coordenação nacional do governo federal — trouxe impactos. Há muito o que evoluir”.
Preocupação
Apenas 13% dos estudantes têm nível de aprendizado adequado e foram classificados como proficientes. 38% não dominavam as habilidades mais básiicos de leitura.
O Brasil anotou 419 pontos e ficou bem abaixo da média, 500 pontos. Países como Turquia, Azerbaijão, Omã e Uzbequistão ficaram à frente do Brasil. Singapura, Hong Kong, Rússia, Inglaterra e Finlândia foram as melhores colocadas.
Deixe um comentário