AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Benditas sejam todas as mães

Benditas sejam todas as mães

Eu não tenho mais minha mãe comigo, ela já partiu para eternidade. E a sua? Qual sua relação com ela? Está chegando uma data muito…

Por Carlito Paes

Eu não tenho mais minha mãe comigo, ela já partiu para eternidade. E a sua? Qual sua relação com ela? Está chegando uma data muito especial, que muito mais do que uma data comercial, é uma data na qual devemos parar, honrar e agradecer as mulheres, nossas mães por todo seu investimento, sejam mães biológicas ou do coração. Ser mãe, é uma graça de muitas mulheres, mas não de todas, portanto uma graça especial.

Não podemos dizer que vivemos os dias mais fáceis para mães, nossa sociedade ainda é composta por muitos homens que não entenderam o valor de honrar uma mulher, em especial uma mãe. Muitos filhos também não estão honrando e cuidando das suas mães como foram cuidados. Ser mãe não deve ser nada fácil, sem dúvida que estas mulheres são guerreiras e lutadoras, mas muitas estão cansadas, outras doentes emocional e fisicamente, muitas violentadas, outras abandonadas, muitas feridas e traídas, muitas carregam sozinhas a responsabilidade e as finanças da sua casa e dos seus filhos. Contudo, eu não acredito que sejam vítimas, elas são mais fortes que pensamos, são as nossas “Marias” nossas geradoras de vida, benção e apoio das nossas famílias, abençoadas sejam entre nós, inclusive as que não conseguiram nem sua aposentadoria e agora trabalham para ajudar sustentar netos, os quais não foi ela que colocou neste mundo, mas seu coração está pronto para amar e socorrer como uma mãe de mães.

A maternidade é uma graça de Deus para as mulheres, seja esta graça de forma biológica ou do coração, é uma dádiva dos Céus. Certamente que nunca deve ter sido fácil ser mãe! Eu sempre acompanhei esta jornada, já o fiz como filho até a minha mãe partir aos 81 anos, hoje como esposo e como pastor vejo a vida de muitas mulheres que honram esta missão, conheço bem as lutas destas mulheres! Elas são abençoadas por Deus e oro para que sejam honradas por seus filhos e maridos, pois são pessoas muito especiais!

Mãe é aquela mulher que tem o seu corpo e emoções completamente mudados na gestação, mas isto não a inibe, pelo contrário, a deixa mais bela e forte. É ela que prepara com carinho cada objeto, cada roupinha, cada espaço que acolherá aquele bebê amado. Coloca o dedo no narizinho do recém-nascido para constatar se aquele pequenino respira fora do seu corpo, porque o milagre da vida é inexplicável. É a que alimenta, por si mesma, aquele serzinho ávido e insaciável. É aquela que reestrutura completamente seus sonhos, seu tempo, seus amores por causa daquela pessoa que cresce e ganha a cada dia mais espaço. Que susto quando se ouve a voz pequenina ocupando agora o seu lugar na comunicação da família! E o crescimento é irreversível. E de repente crescem, organizam-se, buscam seus sonhos e seguem seu caminho.

Mãe também é aquela que sonha com o filho que não vem pelo corpo, mas pelo seu coração. É aquela mulher que rompe com predições, com receios de hereditariedade, com exclusividade de sangue e decide criar laços mais fortes, porque são construídos pelo amor.

Mas ser mãe cristã é um desafio ainda maior. Além de todas as questões comuns, universais ao coração e a vida de uma mãe, ainda há a grande missão de conduzir os filhos aos pés do Senhor Jesus. Quantos querem roubar o coração dos nossos filhos! Que batalha é honrar a Deus colocando dia a dia a Palavra diante dos olhos, ouvidos e corações em meio as situações cotidianas de alegrias, de tristezas, de perdas, de sonhos, de reflexões diante do turbilhão de informações que chegam até eles.

Mas as lutas têm as suas recompensas. Que emoções lindas ao ouvir a primeira oração, o primeiro cântico, ver a primeira pintura do cestinho de Moisés, e decidir ser batizado. Que alegria observar aquele ser tão amado crescer e buscar a vontade de Deus em todas as áreas da sua vida. Constatar que como mães temos feito nossa parte, mas que, ainda que demore, Deus faz o milagre de aplicar os ensinos, muitas vezes ministrados com lágrimas e oração aflita.

O papel de mãe é inestimável e insubstituível. Ela passa a maior parte do tempo com os filhos, sobretudo, quando ainda são pequenos. Tem influência na formação que educador nenhum consegue suprir. Que desafios são estes que pesam a mãe cristã:

As responsabilidades naturais de mãe. Zelar pela saúde – cuidando em tempos de doença (muitas vezes passando noites em claro). Zelar pelo bem-estar, suprindo as necessidades básicas. Zelar pela educação (incluindo a educação moral e espiritual).

As responsabilidades morais. Exemplo de honestidade – mostrar honra, verdade, justiça, integridade, bondade e retidão. Exemplo de trabalho – disposição, otimismo. Exemplo de responsabilidade – mães que fumam, bebem ou encobrem pecados conhecidos dão mau exemplo de comportamento a seus filhos, e estes, serão propensos a seguir o mau exemplo. Tal mãe, tal filha (Ezequiel 16.44b e Provérbios. 22:6).  Apesar de não serem mandamentos, são princípios importantes que pesam na responsabilidade de mãe.

As responsabilidades espirituais. Orar pelos filhos – a influência mais poderosa na vida dos filhos é a oração. Dar o exemplo, aconselhar em amor, criá-los na fé, seguindo princípios e valores do amor a Deus e ao próximo, honrando o próximo e servindo a sociedade.

Parabéns mães e muito obrigado por tudo! E todos os netos, filhos, maridos e irmãos, ajudemos nossas mães, não apenas hoje, mas a cada dia! Deus abençoe as mães de todo o mundo, porque o nosso mundo, simplesmente não existiria sem elas.

Carlito Paes

Autor de 32 livros, Mestre em Teologia, Professor, Pós Graduado em docência do Ensino Superior. Fundador da Rede de Igreja da Cidade, líder e pai de família, Carlito faz jus à parábola do bom pastor em sua vocação como mentor e pai espiritual de milhares de cristãos da região. Colunista do Portal Aqui Vale, permeia a rotina dos leitores pregando a cultura do amor e do discipulado, fazendo reflexões sobre temas do cotidiano.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *