AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » 8 de maio: dia nacional do Turismo

8 de maio: dia nacional do Turismo

Tursimo, o segmento que envolve não apenas as agências de turismo, companhias aéreas ou hotéis É um setor que envolve uma cadeia tão extensa, que…

Por Mayumi Yoshitomi

Tursimo, o segmento que envolve não apenas as agências de turismo, companhias aéreas ou hotéis

É um setor que envolve uma cadeia tão extensa, que não fazem ideia. Tem o guia de turismo, a van dos traslados, a vendedora de cocada, a lojinha de bordados, o taxista, a cafeteria, os funcionários que trabalham nos parques, nos hotéis e por aí vai.

Para se entender a importância do nosso segmento, as atividades do setor de Turismo foram as principais responsáveis pelo crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022. Foi o que constatou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta quinta-feira (02.03). (informação do site gov.br).

Mas, mais do que a importância econômica, existe por trás disso, inúmeros profissionais dedicados em realizar sonhos. 24 horas por dia e 7 dias por semana.

E o que me levou a trabalhar nesse setor?? Não sei bem explicar o motivo… Só sei que desde pequenininha eu dizia que conheceria o mundo, e desde a 4ª serie eu já vendia excursões na escola. Eram excursões para o Play center (quem aí se lembra desse parque?) para Campos do Jordão, para Barra Bonita. E eu fazia tudo isso escondido dos meus pais, que achavam uma responsabilidade absurda, eu ficar encarregada de recolher pagamentos dos amiguinhos, mandar pagamentos para as empresas de ônibus e comprar os ingressos locais visitados. Mas desde então nunca mais parei.

Organizei toda a viagem de formatura da 8ª serie também do colegial, e então quis sentir o gosto do mundo que sonhava em conhecer. Com 18 anos fiz minha primeira viagem internacional e fui para o Japão. Voltei e fui cursar a Faculdade de Turismo na Ibero Americana em São Paulo. Logo encarei meu primeiro grande desafio na área, conseguir meu primeiro emprego.

Assim que mudei para São Paulo para cursar a faculdade, sai batendo de agência em agência, até que fui contratada pela Chibana Turismo. Foi mais do que meu primeiro emprego… Foi ali a minha verdadeira escola de Turismo, e aprendi muito mais do que na faculdade e vi que o Turismo trata se de pessoas, de seres humanos com sonhos e que cabia a nós agentes de viagens, transformá-los em realidade.

Passei por outras agências de turismo, grandes operadoras, viajei, conheci, criei roteiros, acompanhei grupos, encarei grandes desafios.

Passei tantos momentos que muitos achavam que o turismo não fosse sobreviver. O dólar 1 x 1, o plano real, o fatídico 11 de setembro… me lembro como se fosse ontem essa terrível tragédia.  O telefone silenciou um dia inteiro e no dia seguinte não parava de tocar… inúmeras pessoas desesperadas não querendo viajar mais. Passamos por grandes tragédias naturais, e agora sobrevivemos a maior crise que o turismo poderia passar, a pandemia. Mas o mais importante, sobrevivemos a todas essas crises e renascemos mais fortes do que nunca

Me tornei gerente de uma grande operadora de turismo internacional, onde adquiri muito conhecimento, não apenas operacional, mas também de gestora, superei grandes desafios. Encontrei pessoas maravilhosas que trago comigo até hoje, e que me ajudaram muito a construir a minha parcela de contribuição nessa cadeia fantástica que é a indústria do Turismo

Hoje sou a idealizadora da Viagens dos Sonhos Turismo, uma operadora de Turismo Internacional, focada em destinos exóticos, mas mais do que isso, especializada em realizar sonhos, não importa o tamanho desse sonho, o que importa é que estamos aqui para realizá-lo.

Mês passado retornei do Japāo onde levei 28 clientes para o nosso Grupo Cerejeiras no Japāo, e ali, eu mais do que nunca tive certeza que não poderia ter tomado decisão mais acertada em seguir no Turismo. Mais do que números, mais do contribuir para o PIB, quem trabalha no segmento de turismo, literalmente realiza sonhos, cria momentos que serāo lembrados pelos passageiros.

Sāo profissionais especializados em criar momentos únicos, como refeições e sabores que estarão presentes na alma dessas pessoas, ou arrumar um quarto com tanto carinho, que o hóspede se lembrará com detalhes do prazer em repousar em uma cama bem feita. O guia que conduz um passeio com tanto talento e alegria, que os passageiros farão questão de indicar esse profissional para os seus amigos. O agente de viagens que cria um roteiro com tanto carinho e dedicação que passara a ser o “meu agente de viagens preferido“

Mais do que um trabalho, ser do Turismo é uma opção de vida. É muitas vezes abrir māo do aniversário do filho, para poder acompanhar um grupo, comemorar o aniversário de casamento no dia seguinte, ou não ter medo de um ataque terrorista pois estava na escala de voo. É não sentir frio ou ter medo de chuva, pois a sua função é limpar o parque que você visitará, e isso faça chuva ou faça sol. É estar de plantão 24 horas por dia e 7 dias por semana, para cuidar para que tudo seja perfeito, como a nossa equipe aqui do escritório.

Então um salve e parabéns, a todos nós que fazemos parte da cadeia que movimenta milhões pelo mundo, mas que também realizamos milhares de sonhos!!

Mayumi Yoshitomi

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *