Tânia Mary Gomez palestrará no Congresso da Abraccos
Com o intuito de levar muita informação e conteúdo ao 1º Congresso Nacional da Abraccos (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais), que acontece de…
Com o intuito de levar muita informação e conteúdo ao 1º Congresso Nacional da Abraccos (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais), que acontece de 25 a 28 de maio, no Grand Suites Family Resort na cidade de Itá em Santa Catarina, o evento abordará palestra sobre a prevenção do Câncer de mama.
A palestrante convidada é Tânia Mary Gomez, idealizadora do Projeto “Chaveiro da Vida – Prevenção ao alcance das Mãos”, já foi paciente e sentiu a dificuldade de estar com um diagnóstico nas mãos e não saber o que fazer frente a esta realidade tão dura e assustadora, hoje tem como objetivo mostrar através de exemplos, que o câncer de mama pode ser vencido por homens e mulheres.
A detecção tardia dos tumores de Câncer ainda é, no Brasil, o principal desafio enfrentado pelos médicos. Quanto mais tarde a doença for descoberta, menores são as chances de cura, fazendo com que a paciente
receba um tratamento paliativo ao invés de curativo, provado por estatísticas. No Brasil são estimados 66 mil casos novos por ano, levando 15 mil mulheres acometidas pela doença a morte, 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. Pode-se considerar que no Brasil, 134 casos são diagnosticados por dia, sendo 5 casos por hora. Diante deste cenário, ações podem ser tomadas em duas instâncias: a curativa e a preventiva.
Na curativa, o apoio ao grupo de mulheres acometidas pelo câncer é uma forma de enfrentar o tratamento buscando a superação. A motivação dos participantes, a retomada da autoestima, contribuem decisivamente para a busca da cura. A rapidez na detecção, o compromisso com os exames anuais de mamografia, o exame clínico e o autoexame são palavras de ordem neste segmento.
Por outro lado: Prevenir é o melhor remédio. Através desta máxima, a palestrante deseja mudar a realidade no Brasil, assim como os países desenvolvidos estão fazendo e consequentemente reduzindo os altos índices de mortalidade. Foi neste sentido que Tânia transformou uma ideia em um instrumento didático que de fato simbolizasse a prevenção do câncer de mama, por intermédio da representação de nódulos de mama, cuja mensagem sutil, é extremamente eficaz e permanente.
E assim surgiu o Projeto “Chaveiro da Vida ” Prevenção ao alcance das Mãos”, que além de ser construído por cada participante, servirá de lembrete diário para que as mulheres mantenham o compromisso de realizar seus exames periódicos de mama.
A palestrante interage de uma forma dinâmica com o público através de busca de conhecimentos que cada pessoa tem e que com isso venha contribuir para que todas tenham informação.
O objetivo é mobilizar, motivar e, por consequência, conscientizar os participantes da importância da informação sobre detecção e prevenção, estimulando a incorporação de hábitos saudáveis na vida de cada
participante, tendo como instrumento didático o chaveiro da vida e evitando com isso tratamentos dispendiosos e agressivos.
Conheça a Palestrante
Residente em Curitiba –PR, Tânia Mary Gomez, nasceu em Caçador -SC, trabalhou na área da educação como Professora, Diretora de Escola, Gerente da Secretaria Estadual de Educação. Idealizadora do Projeto chaveiro da vida, realiza trabalhos em hospitais, comunidades carentes, ministra palestra é desenvolve inúmeros projetos na área social.
• Presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL –
gestão 2013 a 2019.
• Vice-presidente da Federação Brasileira de Apoio à Saúde da Mama –
FEMAMA gestão 2016 a 2018.
• Coordenou o Projeto de pesquisa sobre Câncer de Mama da Universidade
do Alabama, com financiamento da Fundação Susan Komen – 2008 a
setembro de 2009;
Deixe um comentário