Ed Sheeran ameaça abandonar a carreira caso perca processo de plágio
Ed Sheeran é acusado pela família do falecido Ed Townsend, co-escritor da música “Let’s Get In On”, lançada em 1973, com Marvin Gaye por suposto…
Ed Sheeran é acusado pela família do falecido Ed Townsend, co-escritor da música “Let’s Get In On”, lançada em 1973, com Marvin Gaye por suposto plágio em sua música “Thinking Out Loud”, de 2015.
O britânico afirmou na última segunda-feira (01) que vai deixar sua carreira caso seja condenado no julgamento. “Se isso acontecer, não faço mais música, vou parar. Acho realmente um insulto dedicar toda a minha vida a ser um artista e compositor e ter alguém diminuindo isso”.
O processo foi ajuizado em 2017, mas chegou aos tribunais apenas em este ano. A família de Townsend alega que Ed deveria compartilhar os lucros de sua canção por supostamente possuir uma melodia semelhante a de Marvin Gaye.
Os responsáveis pelo processo pedem uma indenização de 100 milhões de euros, cerca de 550 milhões de reais). A música de Sheeran venceu um Grammy na categoria “música do ano” e chegou ao segundo lugar da Billboard Hot 100. Já a de Marvin, esteve presente em diversos filmes e comerciais.
Os advogados de Ed Sheeran afirmam que a “estrutura” utilizada em “Thinking Out Loud” está disponível on-line. “As duas músicas compartilham versões de uma progressão de acordes semelhantes e desprotegida que estava disponível gratuitamente para todos os compositores”.
Os advogados dos Townsend mostrou um vídeo em que Ed “teria feito uma transição perfeita” entre as duas músicas durante uma apresentação. Essa teria sido a “confissão” de que a música foi plagiada. Ed afirmou que comumente faz “mashup” de suas músicas. “Eu misturo música em muitos shows. Muitas músicas têm acordes semelhantes. Você pode ir de ‘Let It Be’ para ‘No Woman No Cry’ e voltar. E, francamente, se eu tivesse feito o que você está me acusando, eu seria um idiota em subir no palco para 20 mil pessoas e fazer isso”.
Deixe um comentário