Gripe menstrual: o que é, sintomas e tratamento
1 – O que é a gripe menstrual? Algumas mulheres apresentam os sintomas clássico da gripe no período menstrual. É importante lembrar que a gripe…
1 – O que é a gripe menstrual?
Algumas mulheres apresentam os sintomas clássico da gripe no período menstrual. É importante lembrar que a gripe menstrual não é um termo clínico ou condição médica especial, trata-se apenas da reação do organismo de algumas mulheres, que apresentam sintomas similares a um quadro gripal, sempre antes da chegada da menstruação.
2 – Quais são os sintomas gripe menstrual?
– Dor de cabeça
– Dor no corpo
– Fadiga
3 – É comum dela acontecer? Porque a mulher fica gripada antes de menstruar?
Considere que você pode realmente estar doente. As respostas de seu corpo diante dos sintomas da TPM podem interferir no seu sistema imunológico. Por exemplo, se você tiver mais vontade de comer junk food do que o normal (e ceder a essas vontades), não dormir bem nesses dias ou tiver variações de humor, você pode ficar mais suscetível às doenças.
4 – Por que acontece a gripe menstrual?
Basicamente, ela ocorre por conta da flutuação hormonal.
Os níveis de estrogênio e progesterona se elevam na ovulação e caem logo antes da menstruação, associado ao aumento das prostaglandinas que têm um efeito inflamatório.
Não existem dados suficientes para indicar a origem desses efeitos em algumas mulheres, o mais plausível é que se trata de uma questão de diferente sensibilidade entre o corpo de uma para outra.
5 – Para muitas mulheres, é comum o surgimento de diversos sintomas (como dores no corpo, febre, mal-estar, fadiga e vomito) antes e durante da menstruação? Como saber diferenciar da gripe ou outros tipos de doenças?
Para saber se o quadro apresentado é uma possível gripe comum ou trata-se de um sinal de que a menstruação está por vir, fique atenta aos sinais do seu corpo.
Por exemplo, no caso de febre alta antes mesmo de surgirem as cólicas e de ter tido contato com uma pessoa gripada dias antes dos sintomas, as chances de ser Influenza são maiores.
No entanto, se os sintomas ocorrem invariavelmente a cada duas ou três semanas, é provável que seja gripe menstrual, já que a comum não costuma apresentar uma frequência tão elevada e previsível.
6 – O desconforto pode estar relacionado as mudanças hormonais?
Sim, basicamente são decorrentes do aumento das prostaglandinas que é um composto com efeito inflamatório, os sintomas da gripe menstrual podem estar associados a esse processo
7 – Quais são as recomendações para diminuir as dores e o mal-estar?
Caso você sinta que está com dores generalizadas, medicamentos analgésicos podem ser utilizados.
8 – Existe tratamento para gripe menstrual?
O tratamento da gripe menstrual foca no alívio dos sintomas e no suporte ao organismo para que ele promova a recuperação do quadro inflamatório. Como não se trata de infecção, não temos medicamentos específicos para tal.
9 – Como aliviar sintomas de gripe menstrual
As recomendações para aliviar a sensação de estar gripada antes de menstruar são bem similares ao que é indicado para lidar com a TPM. São elas:
- Evitar álcool, cafeína e tabaco, sobretudo em excesso;
- Evite o consumo de alimentos gordurosos;
- Diminua o consumo de açúcar e sal;
- Faça refeições menores para aliviar o sistema digestivo e controlar o nível de açúcar no sangue;
- Prefira cereais integrais, como pães, arroz e outros grãos;
- Eleve o consumo de alimentos ricos em cálcio;
- Beba bastante água
o que fazer com a gripe menstrual,tem tratamento?