AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Manno G levando a cultura do Nordeste através do RAP para o mundo

Manno G levando a cultura do Nordeste através do RAP para o mundo

O RAP é um estilo de música que faz parte do movimento Hip-Hop. No Brasil, ele está mais associado a favelas e periferias, e é…

Por Marilda Serrano

O RAP é um estilo de música que faz parte do movimento Hip-Hop. No Brasil, ele está mais associado a favelas e periferias, e é encontrado na maioria dos estados do Brasil. O estilo em certo tempo foi associado à criminalidade no Brasil, mas com o decorrer dos anos, foi identificado como um estilo forte que associa sentimentos em forma de música.

Manno G é parte do cenário de uma região do nordeste brasileiro, onde compor o gênero musical foi um grande desafio que agora o leva a traçar novos rumos em solo americano.
Germinio dos Santos Andrade, rapper brasileiro independente, conhecido como Manno G, representante da cultura nordestina , é nascido na cidade de Itapebi no Sul da Bahia e radicado em São Paulo desde os 5 anos de idade.

Foto: Reprodução

Começou na música no ano de 2001, retratando nas suas letras as conquistas e sofrimentos do povo nordestino, ou imigrante de demais lugares, expressando como é chegar às grandes cidades e nelas
sobreviver.

Manno G tornou-se um nome do RAP mais ‘tradicional’, ‘Old School’, passando por sons que inserem a identidade nordestina em versos e beats, com a influência de ritmos da região.  A região nordestina tem
uma cena de altíssimo nível, que vêm se fortalecendo ano a ano.

O gênero musical era uma incógnita na região, os músicos do norte e nordeste do país não tinham acesso ao básico. No início, o objetivo era fazer um som que pudessem tocar no carro no máximo, descendo o morro, sendo assim, a música tornou-se um desafio para Manno G. O músico participou de vários projetos sociais nas periferias de São Paulo, entre eles, Hip HAP de rua, foi um dos fundadores do Coletivo Clã na zona norte de SP,  participando nas seguintes coletâneas:

Reverse Record´s com a música do Nordeste pra cá/Mixtape volume 01 do coletivo clã com a música Quando eu cheguei por aqui/Primeira Coletânea de Rap feita no ceara com a música Jogo o Jogo parte 1.

Manno G reproduz a cultura nordestina, que é um verdadeiro celeiro musical, e um grande “palco” que abre espaço para vários ritmos e artistas.

O rapper leva o ritmo nordestino para o Brasil e o mundo, reunindo sons envolventes e muito característicos e se prepara para uma nova fase nos EUA em meados de 2023.
Sua música é uma semente construída com palavras que saem do coração – repletos de sentimentos de fé, esperança  e  poesia.  A região do nordeste agrega um conjunto de falas que fazem toda diferença quando
aplicada no gênero do RAP. Os desafios de uma experiência com a escassez e a luta pela sobrevivência em uma metrópole como a cidade de São Paulo –SP fez com que o Rapper Manno G buscasse forças que pudesse visualizar  novos horizontes e caminhos.

Discografia

2012 lançou uma mixtape com sua antiga Banda Bica 1702.
Essa Mixtape foi intitulada, Quando eu cheguei por aqui.

No mesmo ano lançou na internet o seu 1º vídeo clipe Quando eu cheguei por aqui direção do VRAS77.

Marilda Serrano

Marilda é a colunista ideal para se manter informado sobre as pessoas e eventos em alta. Com uma rede de contatos perfeita, é ela quem pauta o social da região sem perder nenhuma oportunidade de partilhar o que há de melhor entre a elite joseense. São anos de experiência e agora integrada ao novo portal de notícias, Aqui Vale, promete abalar as estruturas urbanas.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *