Lula associa atentados com jogos de videogame e causa alvoroço na internet
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), proferiu diversas críticas aos jogos de tiro em discurso contra os ataques recentes a escolas…
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), proferiu diversas críticas aos jogos de tiro em discurso contra os ataques recentes a escolas pelo Brasil. Lula citou os games como um dos motivos para o crescimento da violência no ambiente escolar do país.
“Hoje a molecada joga com gente de outro país, passam noites jogando, e tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças”, disse o Chefe do Executivo.
Lula disse também que não existem jogos que tratem sobre amor ou educação. “Nós temos que pensar ‘o que eu ensino pro meu filho dentro de casa?’, quando o meu filho tem 4 anos, que ele chora, o que eu faço pra ele? Dou o tablet para ele brincar. Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada matar.”
Revolta nas redes
A fala de Lula repercutiu pelas redes sociais e causou revolta na comunidade gamer do país, até mesmo seu filho, Luis Claudio, rebateu a fala do pai e afirmou que houve generalização no discurso. “Meu pai viu os filhos e os netos crescerem jogando videogame, ele sabe que isso não nos tornou violentos, ele fez uma declaração sobre um assunto polêmico ao vivo e acabou generalizando. Vídeo game é muito mais que violência, é arte, é lazer, é entretenimento…”
Nyvi Estephan, um dos maiores nomes dos jogos no Brasil, disse em seu perfil do Twitter. “@LulaOficial : vi sua declaração e te faço o mesmo convite que fiz à ministra, se quiserem conversar sobre games e tirar essa visão preconceituosa q têm do assunto. Jogos, assim como filmes, são educativos e mtos artigos científicos provam os benefícios cognitivos e sociais dos mesmos. Assim como filmes, jogos tem faixas etárias, q devem ser respeitadas e isso é uma responsabilidade dos pais e não da indústria. O discurso não pode ser raso, senão vocês ajudam a disseminar um preconceito ainda maior em uma indústria de extrema importância econômica e social. Em pleno 2023 ano de mais um mundial de CS orgulhosamente sediado pelo Brasil, não faz sentido nenhum a gente continuar debatendo achismos e tirando o foco e responsabilidade de outros debates que serão muito mais eficientes pra sanar os problemas q estamos tendo no país”.
Na sequência, a apresentadora compartilhou uma mensagem que recebeu do Presidente que dizia. “Oi Nyvi. Tudo bem? Você tem um telefone para conversarmos? #EquipeLula”.
Deixe um comentário