Como a arte cura, transforma e muda vidas
Quem passa pelo Calçadão de São José dos Campos se depara com um prédio repleto de triângulos coloridos, humanizados e com divertidas expressões estampando a…
Quem passa pelo Calçadão de São José dos Campos se depara com um prédio repleto de triângulos coloridos, humanizados e com divertidas expressões estampando a fachada de um edifício no centro da cidade.
Além de outras artes espalhadas por São José, Bruno Frederico dos Santos, mais conhecido como Mr. Fred, tem conquistado seu espaço nacional e internacionalmente.
Mr. Fred começou a se interessar pelo grafite quando era criança, aos 13 anos de idade. São mais de 25 anos pintando e vivendo da arte.
Atualmente, ele comanda o espaço cultural Balaioo, localizado no bairro São Judas Tadeu, em São José dos Campos. Onde as crianças da região podem ter aulas de capoeira, pintura, música e outras expressões artísticas de forma gratuita. Ele pretende incentivar a arte para que as crianças possam ter a vida transformada através dela.
Celebrado neste sábado (15), o Dia Mundial da Arte tem como propósito convidar as pessoas para apreciar e valorizar as contribuições de artistas de diferentes segmentos, refletir como a arte pode transformar vidas e enriquecer a compreensão da humanidade.
Arte e saúde mental
Foi através da pintura que a empresária Jéssica Queiroz encontrou uma forma de se conectar consigo e de diminuir a ansiedade e estresse do dia a dia. “Eu pinto há 22 anos, eu comecei criança, com 11 anos, e na época eu entrei na pintura como uma terapia, mas ao longo dos anos foi tomando uma proporção muito grande na minha vida. Hoje, eu acredito que na arte a gente consegue colocar todo nosso sentimento. É uma forma de meditação, estou pintando e não penso em mais nada”.
Os benefícios da arte são inúmeros, como por exemplo, diminui ansiedade e estresse. A arte tem poder de resgatar o senso de pertencimento e as raízes. É o que explica a psicóloga Fabiana Luckemeyer, “A arte vem com poder estruturante, quando você consegue se vincular a algum tipo de arte, isso muda as suas emoções e os seus hormônios. A arte tem um poder essencial para que a gente resgate as nossas raízes, a nossa saúde mental, o nosso sentimento de alívio e tranquilidade. A arte cura, ela é usada de tal forma na arteterapia.”
Para Jéssica, o processo da pintura “é um pedaço da semana que eu saio da rotina e entro em um mundo tranquilo. Eu acho que muita gente precisa dessa experiência, porque as pessoas param para descansar, geralmente, pegam o celular e não fazem atividades que se conectam consigo”.
Ser artista no Brasil
Além de ser muito apreciada, artistas brasileiros encontram muita dificuldade em viver apenas da arte. Para o grafiteiro joseense Mr. Fred, ser artista ainda é muito complicado no Brasil por falta de reconhecimento e investimento, “ser artista é um ato de resistência, principalmente as artes urbanas, das ruas e de periferia.”
A arte como libertação
Para a artista plástica e professora de pintura, Fabrísia Rivera, ser artista é “enxergar o mundo de uma forma diferente. Ver além daquilo que está vendo. É transformar a arte em você, através do que está pensando, sentindo e vivenciando. Com a arte, se cada um puder olhar dentro de si e trazer algo diferente, o mundo vai ser mais bonito. Alguém olhará aquilo que você está fazendo artisticamente com bons olhos, pois está tirando o melhor de si para dar para o próximo”.
Deixe um comentário