AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Homem é preso suspeito de vazar documentos secretos do Pentágono

Homem é preso suspeito de vazar documentos secretos do Pentágono

O jovem Jack Teixeira, 21, foi preso na tarde desta quinta-feira (13) por suspeita de vazar documentos secretos dos Estados Unidos. O integrante da Guarda…

Por Portal Aqui Vale

O jovem Jack Teixeira, 21, foi preso na tarde desta quinta-feira (13) por suspeita de vazar documentos secretos dos Estados Unidos.

O integrante da Guarda Aéreas Nacional de Massachusetts é acusado de compartilhar páginas com informações confidenciais em um grupo de amigos na web, os dados são do Washington Post.

O FBI prendeu o suspeito após buscas na casa de sua mãe. Até o momento, não foram divulgadas novas informações do caso.

O New York Times identificou Jack como líder do grupo onde os documentos confidenciais foram divulgados.

Em revisão feita pela CNN. Entre os documentos vazados, há raras informações que contam como o EUA (Estados Unidos da América) espiona adversários e até aliados, Coreia do Sul, Israel e Ucrânia são alguns dos países presentes nos documentos vazados.

Um documento mostra as principais fraquezas no armamento ucraniano, defesa aérea, tamanho e até a prontidão do batalhão. Em um deles mostra que os estadunidenses têm espionado o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

A inteligência de sinais inclui comunicações interceptadas e é amplamente definida pela Agência de Segurança Nacional como “inteligência derivada de sinais e sistemas eletrônicos usados por alvos estrangeiros, como sistemas de comunicações, radares e sistemas de armas”.

Outro arquivo descreve detalhadamente uma conversa entre dois funcionários da segurança nacional sul-coreana sobre as preocupações do Conselho Nacional do país acerca de um pedido de munição dos Estados Unidos, um dos funcionários sugeriu uma forma de contornar a situação, vendendo a munição à Polônia.

O vazamento gerou desconforto e indignação em Jerusalém, além de polêmica em Seul e frustamento nas autoridades ucranianas.

Um relatório produzido pela CIA (Central Intelligence Agency), diz que Mossad, a principal agência de inteligência de Israel, encorajou protestos contra o novo governo local. “Incluindo vários apelos explícitos à ação”.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *