AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » No Dia Mundial da Saúde, médico alerta para cuidados na hora de pesquisar sintomas de doenças na internet

No Dia Mundial da Saúde, médico alerta para cuidados na hora de pesquisar sintomas de doenças na internet

Quem nunca realizou uma pesquisa na internet sobre algum sintoma quando estava doente? Tal atitude não é recomendada por médicos, já que “Doutor Google” entrega…

Por Portal Aqui Vale

Quem nunca realizou uma pesquisa na internet sobre algum sintoma quando estava doente? Tal atitude não é recomendada por médicos, já que “Doutor Google” entrega uma infinidade de interpretações e resultados que podem gerar preocupações excessivas ou menosprezar os sintomas atrapalhando o tratamento correto.

Uma pesquisa publicada pela Universidade Edith Cowan, na Austrália, revelou que em apenas 36% das vezes o primeiro resultado de uma busca sobre alguma doença está correta.

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta sexta-feira (7), o Portal Aqui Vale conversou com o médico endocrinologista Aloísio Vargas que faz um alerta às pessoas sobre o perigo de pesquisar sintomas na web. “Quando as pessoas chegam até mim, muitas delas dizem que pesquisaram na internet e já chegam com um o diagnóstico. Para ter uma análise correta é necessária uma investigação médica detalhada que a internet é incapaz de realizar. Pensando nessa questão do Dia Mundial da Saúde, se você estiver sentindo qualquer sintoma, busque um profissional capacitado, não vá buscar uma informação que você não sabe se a fonte é confiável ou não. Nesse dia, cuide de você e procure um profissional capacitado”.

Foto: Reprodução Internet

Em 1946, A OMS definiu o conceito de saúde como sendo um conjunto de variáveis que são: estado completo de bem-estar físico, mental e social, ou seja, não é apenas a ausência de doenças.

O médico explica que “Quando falamos em saúde ela começa com coisas simples e básicas. É o autocuidado. O primeiro ponto é atividade física, que aumenta a oxigenação cerebral, é um antidepressivo natural, permite o ganho de massa muscular que melhora a mobilidade. Quem pratica atividade física regularmente pode viver até uma década a mais, além de estimular um hormônio que diminui a demência. O segundo ponto é um sono de qualidade, porque toda regulação hormonal, controle da ansiedade, estresse e regeneração acontecem no sono. Uma alimentação balanceada é essencial. Além disso, redução do estresse. Tire uns 15, 30 minutinhos do seu dia para fazer algo que você gosta e que te faça bem. O que você não coloca como prioridade uma hora vira urgência”.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *