Tradições Maltesas são destaque na Semana Santa e revelam população fiel a suas origens
Malta é um país cheio de tradições durante todo o ano, e é visível que para os Malteses é muito importante manter essas tradições por…
Malta é um país cheio de tradições durante todo o ano, e é visível que para os Malteses é muito importante manter essas tradições por várias gerações. Até hoje nós observamos aqui muitas festas tradicionais acontecendo e com muita adesão da população local. As ruas ficam cheias de pessoas, cores e música. É muito rico observar e conhecer melhor a origem de tanta devoção.
Na Páscoa não é diferente e até muitos turistas dizem que é a melhor época para visitar a Ilha, justamente porque os costumes permanecem e são muito interessantes, principalmente no catolicismo que é predominante na Ilha durante essa época e todo o ano. Por isso Malta é muito conhecida por suas tradições religiosas, histórias bíblicas e visitas do Papa Francisco à Ilha. Veja algumas tradições locais para essa época:
Procissões
Começando na sexta anterior a Sexta Feira Santa, muitos malteses saem em procissão pela Ilha. A maior acontece em Valeta, capital do país, mas em todas as cidades também é possível encontrar as procissões saindo das igrejas menores.
Nós acompanhamos o início de uma procissão bem próxima a nossa casa e foi nítido a devoção dos malteses nessa época do ano. Muitas pessoas realmente aderem com fé e gratidão.
A Sexta-feira Santa dá uma visão mais intimista, já que as igrejas são privadas do estilo ornamental tradicional. No final da tarde, várias cidades e vilarejos comemoram a Paixão de Cristo com uma solene procissão de estátuas. Cada uma destas estátuas representa um episódio particular da Paixão de Cristo. Entre uma estátua e outra (cerca de dez no total), os participantes são vestidos como personagens bíblicos que participam da procissão de maneira digna. Muitas procissões incluem homens carregando uma cruz e às vezes arrastando correntes, bem como amarrados a seus pés descalços, como um ato de fé ou penitência.
Domingo de Páscoa
O toque dos sinos das igrejas anunciam a Ressurreição de Cristo. No meio da manhã do domingo de Páscoa, uma procissão com a estátua do Cristo Ressuscitado se move pelas ruas acompanhada de uma banda tocando músicas festivas.
No final, o caminho é livre e os portadores da estátua correm para levar triunfantemente o Cristo Ressuscitado de volta à igreja.
O dia da Páscoa é tradicionalmente celebrado com um almoço especial para a família, assim como no Brasil. É também um momento para visitar parentes e amigos, trocando bons votos e pequenos presentes.
Ovos de Páscoa e comidas típicas
Também é tradição dar às crianças ovos de páscoa cobertos de chocolate e doces tradicionais da Ilha:
Figolli: Os Figolli são os alimentos tradicionais mais populares da Páscoa. Eles são assados na Páscoa e oferecidos aos amigos e familiares, especialmente às crianças no domingo de Páscoa. Os Figolli são bolos de Páscoa com amêndoas e cobertos de chantilly ou chocolate e decorados das mais diversas maneiras.
Kwarezimal: Durante a Quaresma, muitos malteses jejuam ou realizam algum tipo de sacrifício. Muitos tendem a abrir mão de doces e sobremesas, por isso comem o Kwarezimal, os biscoitos quaresmais. São biscoitos feitos com nozes e flores de laranjeira.
Qaghaq tal-Appostoli: Este é o tradicional pão ázimo comido após as Sete Visitas. É um pão em forma de anel feito com mel, amêndoas e sementes de gergelim.
Viva a cultura de todos os povos do mundo!
Feliz Páscoa a todos! Um abraço apertado daqui de Malta.
Deixe um comentário