Exposição fotográfica sobre fase sanatorial acontece em São José
O Hospital Antoninho da Rocha Marmo, um dos mais tradicionais hospitais de São José dos Campos, promove, entre os dias 21 de março e 3…
O Hospital Antoninho da Rocha Marmo, um dos mais tradicionais hospitais de São José dos Campos, promove, entre os dias 21 de março e 3 de abril, no Espaço Saúde, localizado no 1º andar do Vale Sul Shopping, a exposição “A epidemia da tuberculose: flagelos e esperança em São José dos Campos”.
Por meio de textos, peças publicitárias, jornais da época, personagens e fotos antigas do acervo do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Hospital conta a história da tuberculose e da fase sanatorial, quando São José dos Campos tornou-se referência no atendimento a pacientes de todo o País, e começaram a surgir, no início da década de 20, as primeiras pensões e sanatórios para acolhimento aos doentes.
A exposição traz ainda a imagem de um mapa que dividia a “Estância Hidromineral e Climatérica” de São José dos Campos em zona residencial, zona industrial e zona sanatorial.
Surgimento
O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, o Sanatório Maria Imaculada e o Hospital Antoninho nasceram para oferecer um atendimento digno a mulheres e crianças tuberculosas.
A jovem Dulce Rodrigues do Santos, que mais tarde se tornaria Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, veio para a cidade para se tratar da doença. Compadecida pelos doentes, que viviam em pensões e não recebiam um atendimento adequado, iniciou um trabalho humanitário que culminou na fundação do Sanatório Maria Imaculada, em 1935, e no Sanatório Antoninho da Rocha Marmo, em 1946, hoje Hospital Antoninho da Rocha Marmo.
O Sanatório Antoninho da Rocha Marmo nasceu a partir do desejo do menino Antoninho da Rocha Marmo, que morreu em decorrência da tuberculose em 1930, aos 13 anos. Foi inaugurado após sua morte e entregue à Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico. Atualmente, o Antoninho é hospital geral de médio porte com atendimentos nas áreas de Maternidade, Neonatologia, Ortopedia, Clínica Médica e Cirurgias.
Deixe um comentário