Projeto de grafite “Rio em todas as cores” leva arte urbana para praias cariocas
Criado para promover a arte urbana, o projeto de grafite “Rio em Todas as Cores” tem o objetivo de incentivar artistas iniciantes e já consagrados.…
Criado para promover a arte urbana, o projeto de grafite “Rio em Todas as Cores” tem o objetivo de incentivar artistas iniciantes e já consagrados. O foco do projeto não é apenas o grafite como também a arte mural, técnica muito utilizada por José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996); o air brush; a foto-colagem e instalações em 3D através da utilização de materiais reciclados, como: latinha de cerveja, equipamentos eletrônicos e micro lixos coletados na areia da praia. “O objetivo é deixar um legado artístico nos locais e assim estimular o início de um processo de visitação pública das obras.” Segundo a coordenadora de redes sociais do projeto, Luiza Furlan, outro atrativo do projeto será a participação nas comemorações do Dia Mundial do Grafite (WorldGrffitiDay), 27 de março.
Em apoio à iniciativa do projeto em desenvolver intervenções artísticas em locais emblemáticos da cidade do Rio de Janeiro, o Museu do Graffiti irá catalogar todas as obras realizadas pelo projeto e incluí-las no acervo de artes visuais urbanas do Rio de Janeiro. Além disso, André Rongo, criador do MAGRIO – MUSEU ABERTO DE GRAFFITI DO RIO, irá ministrar workshops gratuitos sobre criação de instalações artísticas em grafites, demonstrando a técnica já utilizado por ele há muitos anos. Os workshops do grafiteiro e artista plástico acontecerão na Biblioteca Parque Rocinha C4.
Um dos pilares do projeto será os workshops ministrados pelo artista André Rongo, com o objetivo de capacitar novos artistas e fazer jus aos ideais da iniciativa. Serão 20 horas de aulas ministradas pelo artista falando sobre as técnicas, ferramentas e os materiais usados nesse tipo de arte, compartilhando suas experiências e seus desafios na carreira.
O “Rio em Todas as Cores” é uma realização da Gentilezinha Produções Artísticas e da Agência Trinity, especializada em marketing de causa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Lei do ISS).
A iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Arpoador, Invest Smart e Zoop e a participação de diversos parceiros, entre eles: o Museu do Grafitti, a Associação São Conrado Beach Tennis e a Biblioteca Parque Rocinha C4.
Deixe um comentário